terça-feira, 19 de julho de 2016

Liramaya




No grupo “O Fantástico Mundo dos Nomes”, uma de nossas integrantes fez um tópico perguntando sobre os nomes Lira e Maya. Por brincadeira, disse que juntos dariam um belo nome: Liramaya. O nome “criado” pela junção dos dois nomes me pareceu simpático no mesmo momento, porém, eu não sabia dizer porquê.

Mais tarde, escrevendo sobre Iramaia, um nome indígena que significa “mãe do mel”, entendi o por que me pareceu familiar: foi só acrescer um “L” à frente. Eu realmente gosto bastante de nomes indígenas, especialmente Iramaia, e por algum motivo desconexo gostei de Liramaya no mesmo momento.

O que é no mínimo estranho para uma pessoa que não gosta de nomes inventados e vive enchendo o saco das pessoas que tentam usar um. Mas Liramaya pareceu-me muito poético, artisticamente elaborado, portanto, vou abrir uma exceção.

Como sendo a junção de “Lira” e “Maya”, podemos dizer que Lira é uma constelação e também um instrumento musical. Foi abordado no blog nesse texto aqui.

Maya, é um nome presente em várias culturas, Maya pode significar "ilusão", em sânscrito {Na tradição budista, esse seria o nome da mãe de Siddartha Gautama (o Buda) e também é um outro nome para a deusa hindu Durga}; Pode significar ainda "água", da palavra mayim, em hebraico. Foi abordado aqui.

Então, se você está escrevendo um livro, Liramaya seria muito legal para um personagem. Afinal, tendemos a legitimar nomes inventados para personagens sem questionamentos. E mesmo em um ser humano real, não seria bizarro, muito menos soaria mal.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário