quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Lira

A personagem Lira, do filme A Bússola de Ouro,
baseado nos livros "Fronteiras do Universo".

Lira é um daqueles nomes que, a princípio, você pode até pensar que é sobrenome, que é inviável de ser usado no Brasil por causa disso. Mas só até você ler “As Fronteiras do Universo” (His Dark Materials, no original, e Mundos Paralelos em Portugal), escrita pelo autor britânico Philip Pullman. A série é composta por três livros: A Bússola de Ouro (adaptado para o cinema), A Faca Sutil e A Luneta Âmbar.

Nessa série, a personagem Lyra Belacqua, que nas traduções para o português ficou como Lira, uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, sequestradas por misteriosas pessoas que são chamadas de gobblers. Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro (a própria bússola; antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade). Mas após descobrir que a Sra. Coulter comanda os gobblers, Lyra foge e inicia sua jornada as terras gélidas do Pólo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, bruxas, aeróstatas, exploradores, e crianças que serão usadas em experimentos maléficos se Lyra não fizer alguma coisa para ajudá-las.

Lira ou Lyra tem uma sonoridade muito bonita, delicada, feminina e mística. Além de ser bem semelhante com nomes que são nossos conhecidos, como Lia ou Safira, ou ainda, Lara, tem inúmeros significados e simbologias atrelados à ele: um nome com apenas duas silabas, mas muito potente!

Para começar a falar de todas as possibilidades, Lira é um nome que remete para um instrumento musical extremamente apreciado pelos gregos, que se assemelha a uma harpa. A Lira mais famosa era a de Orfeu, deus da música e da poesia, e também associada a Safo, a poetiza que revolucionou a imagem feminina na Antiga Grécia por participar da política até então reservada só para homens, num tempo em que mulheres não eram consideradas cidadãs.

É suposto que o nome venha da Grécia, justamente desse significado primordial. No estado de São Paulo, Lira foi registrado apenas 3 vezes, e outras 3 vezes na grafia Lyra. É um nome especialmente incomum.

Lira ainda está relacionado a uma espécie de pássaro, cujo nome cientifico é Menura Superba, cujas penas se parecem muito com o instrumento. Ainda pode ser associado à estrutura cerebral do fórnice (quem gosta de neurociência deve saber do que se trata) e à antiga moeda italiana.

Para fechar com chave de ouro, ainda temos uma constelação boreal localizado no hemisfério celestial norte, chamada de Lira, cuja estrela mais brilhante é Vega. Assim, uma pessoa que escolhe para sua filha o nome Lira, estará dando a ela o nome de uma constelação, de um instrumento musical, de um pássaro.


Como referências, podemos citar a cantora sul-africana Lira (ou Lerato, que significa “amor” em sesotho), que trabalha com o estilo soul. 


Referências.

Lira. O Blog dos Nomes.



.

3 comentários:

  1. Que lindoooo, eu amei de primeira esse nome, fiquei na dúvida pois algumas pessoas estranharam. Mas me convenci com esse posto seu. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber que eu sou uma das 3 pessoas registradas com a grafia Lyra, pelo menos por enquanto!
    Na infância tive dificuldades em aceitar meu nome, todo mundo estranhava... com o tempo me acostumei e hoje gosto justamente por ser diferente!

    ResponderExcluir