quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Sebastião & Sebastian





Sebastião é a forma portuguesa de Sebastianus, que vem da referência a Sebaste, uma cidade na Ásia Menor. O nome Sebaste deriva do grego, (sebastos σεβαστος), que quer dizer “venerável”, seria, na verdade, a tradução do latim Augustus, o título dos imperadores romanos.

Sebastião é um daqueles nomes típicos do Brasil. Foi usado em demasia em determinadas regiões em determinadas épocas. Provavelmente, é tão popular por causa da devoção popular à São Sebastião.

Entretanto, não é um nome totalmente esquecido. O nome Sebastião foi dado à 20 meninos no estado de São Paulo em 2014, segundo dados da Arpen/SP. Porém, os brasileiros – segundo a mesma lista – preferiram a grafia Sebastian, nome dado à 45 meninos nascidos nesse ano.

Sebastian conserva a masculinidade e potencial do nome, mas suaviza a sua terminação em "ão", que para muitos é considerada bruta. 

São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um soldado, mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Ele foi martirizado por sete setas depois que descobriram que ele era um cristão. O nome também foi levado pelo Rei de Portugal,  D. Sebastião, que morreu na Cruzada de Marrocos.


Outras referências, em outras grafias, são: Johann Sebastian Bach, compositor e organista alemão; Sébastien Bourdais, piloto de Fórmula Um; Sebastian Coe, atleta britânico; Sebastian Karlsson, cantor sueco.


By




.

3 comentários:

  1. "Sebastião" é bruto? Bruto é adotar um maldito anglicismo, com uma terminação que contradiz a phonologia portuguesa. "John", "Luke" e "James" sâm igualmente brutais.

    "Sebastian" é o exemplo vivo da ignorância brasileira. Nunca vi um Sebástiam que passasse de hum plebeu, mas Dom Sebastião foy Rey de Portugale. Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas respondendo aqui para receber notificações de resposta.

      Excluir
    2. Sabe que isso é um preconceito da sua parte, amigo?
      São apenas grafias diferentes do mesmo nome.
      Muitas pessoas acham sim, a terminação -ão em Sebastião, Estêvão, Cristóvão, Damião, etc. bruta, e isso pode ser visto no número reduzido e quase inexistente de Sebastião's e similares nas listas da Arpen/SP e rankings brasileiros de nomes. Nem mesmo em Portugal ele tem muita repercussão.
      É um nome bom, digno, bonito, elegante, sem maiores problemas, mas não é preferido pelos pais hoje em dia para batizar seus filhos. Infelizmente.
      Quanto à "nobreza", John e James são usados na realeza britânica, entre outras, e Sebastián de Borbón y Braganza foi infante da Espanha.
      Obrigada por prestigiar nosso Blog.

      Excluir