segunda-feira, 16 de abril de 2018

Mariele & Marielle

.


Mariele ou Marielle são duas grafias diferentes com a mesma origem: Mariele é um diminutivo alemão de Maria, enquanto Marielle é seu diminutivo francês.

Segundo o site do Baby Center, “Forma latina do nome hebraico Miryam, de origem obscura, provavelmente remontando ao antigo Egito. Especialistas chegam a apontar mais de 70 possíveis significados, mas os mais comuns são "rebelde" (pela raiz marah), bem-nutrida (pela raiz mara, com o significado mais amplo de "perfeita", "bela") e amada (para raiz mry)”. Ou seja, o significado exato é praticamente impossível de ser determinado.

Na lista da Arpen/SP de 2015 temos 14 registros de Mariele e mais 7 registros de Marielle, assim como outras grafias escangalhadas que não recomendamos.

O nome Marielle foi dado a 115 bebês nascidos nos Estados Unidos em 2015, segundo a Social Security americana.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), constam 19.745 pessoas chamadas Mariele (RS, 1990), enquanto Marielle é o nome de 1.828 pessoas, Maryele 123 pessoas, Maryelle 214 pessoas, Mariely 1.275 pessoas, Marielly 1.210 pessoas; Não surpreende que o Rio Grande do Sul seja o estado com maior número de Mariele/Marielle, já que é possível encontrar várias em todo o canto possível.

Inclusive, se formos pesquisar nos dados do IBGE selecionando o Rio Grande do Sul como campo de pesquisa, descobrimos que Mariele é 347º nome feminino mais usado em território gaúcho. Em comparação ao Brasil, Mariele é o 589º colocado. Portanto, quer encontrar muitas Mariele? Vá ao Rio Grande do Sul. Em compensação, você achará apenas 21 mulheres assim chamadas no Acre! 

Ou seja, Mariele ou Marielle são nomes que abrem muita margem para uma infinidade de grafias alternativas e estropiações. Os pais se sentiram, pelo que se vê, muito a vontade para mudar grafias e escrever o nome como bem entendiam. Isso é um ponto prejudicial do nome, em termos de Brasil e também de internacionalidade.

Mariele e Marielle são nomes bastante internacionais, usados em inglês, francês, alemão, português, espanhol, etc. mas Marielly por exemplo, não existe em lugar nenhum além do Brasil. Qualquer nome com “lly” gera uma dor de cabeça monstruosa para quem o carrega, se caso essa pessoa for sair do país.

Referências:

Mariele Millowitsch, atriz alemã
Mariele Neudecker, artista alemã que é conhecida principalmente por suas instalações e esculturas.
Marielle de Sarnez, política francesa;
Marielle Gervais, escritora francesa;
Marielle Goitschel, esquiadora francesa;
Marielle Heller, atriz e diretora francesa;
Marielle Jaffe, atriz francesa;
Marielle Labèque, pianista francesa;

Marielle Nordmann, harpista francesa;





.

2 comentários:

  1. Acho bonito ao mesmo tempo enjoativo,prefiro Maele.

    ResponderExcluir
  2. Na Itália, Mariele é 'apelido' de Maria Rachele, devido a uma professora de coral infantil muito famoso que se chamava Maria Rachele (Mariele) Ventre.

    ResponderExcluir