segunda-feira, 12 de março de 2018

Judas

.


Judas é um nome hebraico bíblico como centenas de outros que são usados aos montes pelos cristãos e judeus do mundo inteiro. Porém, esse é um nome estigmatizado, por ter sido carregado por Judas Iscariotes, um dos discípulos de Jesus que entregou-o para seus captores romanos por 30 moedas, depois enforcando-se em arrependimento. Inclusive, Judas é o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro.

Judas deriva de Ιουδας (Ioudas), a forma grega de Judah. Na verdade, ele é o nome de vários personagens do Novo Testamento, incluindo o mais famoso e mais infame. O nome vem do hebraico יְהוּדָה (Yehudah) que significava "louvado". No Antigo Testamento, a tradução vem como Judá, e este é o quarto dos doze filhos de Jacó com sua esposa Léa. Uma explicação para seu nome é dada em Gênesis 29:35:

“Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei o Senhor". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos”.

Em outras línguas temos Ioudas (hebraico), Yehudah (hebraico bíblico), Iudas (bíblia latina), Jude (inglês), Yehuda, Yehudah (hebraico), Judah (judaico), Yidel, Yudish (iídiche).

A sua tribo formou o reino de Judá, no sul de Israel, sendo que o rei Davi e Jesus estão entre seus descendentes, e de Tamar, sua esposa. O nome ainda foi levado por Judá Macabeu, o sacerdote judeu que se revoltou contra o domínio selêucida no século II a.C, conforme relato no livro de Macabeu. Judá e Judas são o mesmo nome, só em traduções diferentes da Bíblia.

Sua tribo formou o reino de Judá no sul de Israel. O rei Davi e Jesus estavam entre seus descendentes e Tamar, sua mulher. Este nome também foi suportado por Judá Macabeu, o sacerdote judeu que se revoltou contra o domínio seléucida no século II aC, conforme relatado nos Livros dos Macabeus.

Entretanto, foi o Judas que entregou Jesus que acabou ficando mais famoso, e assim, em todo o mundo cristão, esse nome não goza de muita popularidade. Apesar disso, no Brasil há 892 pessoas chamadas Judas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maioria nascidos nos anos 50, provavelmente em honra à São Judas Tadeu, que é bem popular entre santos louvados no país.


Esse nome é inclusive, proibido na Alemanha. Entre alemães, não se pode usar esse nome para batizar um bebê. Uma das poucas referências atuais que encontrei de Judas, é Judas José Romo y Gamboa, um cardeal espanhol. 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário