quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Solange

.

Solange é um nome feminino francês, que se trata da forma francesa do latim tardio Sollemnia, que deriva do latim “sollemnis”, que significa “religioso”. Então, Solange significa “religiosa”. Este era o nome de uma pastora francesa que se tornou santa depois que ela foi morta por seu mestre. Uma variante é Solène.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 199.583 pessoas chamadas Solange no Brasil, sendo portanto o 83º nome feminino mais usado no período da pesquisa. O estado de maior frequência é o Paraná, e a maioria dos nascimentos se deu nas décadas de 1960 a 1970. É um nome, portanto, bastante popular no Brasil nesse período, o que classifica-o como um nome datado. A maioria das pessoas chamadas Solange tem 40 a 50 anos nos dias de hoje.

Nos dias de hoje, ele é raramente usado para bebês e crianças, mas na lista da Arpen/SP há 11 crianças chamadas Solange nascidas no ano de 2015.

No Brasil, há uma grande quantidade de pessoas famosas chamadas Solange. Entre elas estão Solange Correia, modelo; Solange Amaral, psicóloga e política; Solange Badim, atriz; Solange Bastos e Solange Bibas, jornalistas; Solange Castro, produtora cultural; Solange Castro Neves, escritora; Solange Cousseau, ex-modelo; Solange Couto, atriz e apresentadora de televisão; Solange Frazão, apresentadora, modelo e atriz; Solange Gomes, modelo e dançarina; Solange Lima, produtora de cinema; Solange Lourenço Gomes, militante político; Solange Paiva Vieira, economista; Solange Pereira de Almeida, veterinária e político; Solange Rech, poeta; Solange Wilvert, modelo;

 Em outros países, temos:

Solange Berry, cantora da Bélgica;
Solange Bertrand, pintora, escultora e desenhista da França;
Solange Knowles, atriz, cantora e modelo dos Estados Unidos;
Solange Magnano, modelo e ex-Miss Argentina;

Solange (James Bond), esposa do vilão Alex Dimitrios em Casino Royale;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário