sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Mirna

.


Mirna é um nome feminino usado especialmente entre croatas e sérvios. Significa “pacífica” em sérvio e croata. Ele deriva do elemento eslavo “mir”, que significa “paz”, comum a muitos nomes eslavos como Vladimir, Dragomir, Miroslav, etc. Pelo significado, Mirna coincide com os nomes Irineu e Sulamita.

Não deve ser confundido com o nome Myrna, que tem diferentes origens. Myrna é uma forma anglicizada de Muirne, que significa “festa” na língua gaélico-irlandesa. As variantes irlandesas Muirenn e Muireann também podem ter derivado a partir dos elementos “muir” (mar, presentes nos nomes Morgana e Muriel) e Fionn (branco, também presentes em nomes irlandês como Fiona e Fionnuala). Na mitologia irlandesa, Muirne era a mãe de Fionn mac Cumhail.

Já constou no ranking dos Estados Unidos apenas em um ano, ficando na 992ª posição no ano de 1974, depois não voltou a aparecer. Na lista do ano de 2015, segundo a Social Security, teve apenas 27 registros em todo o território norte-americano.

O nome Mirna ficou bastante conhecido no Brasil – ao mesmo tempo que se tornou muito caricato – pela personagem interpretada pela atriz Fernanda Souza na novela Alma Gêmea, exibida pela Rede Globo no ano de 2005.

No Brasil, temos 7.020 pessoas chamadas Mirna, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Segundo os dados do site, a maior frequência ocorre no Acre, enquanto as Mirna’s são bem mais raras em Tocantins, por exemplo. O nome tem dois picos de registros, um nos anos 60 e outro nos anos 80. Já o nome Myrna tem 579 pessoas constando no site do IBGE.

Na lista da Arpen/SP do ano de 2015, há apenas um nascimento de uma criança chamada Mirna, e não há menção à Myrna. Sobre o nome Mirna temos as seguintes referências:

Mirna Jukić é uma nadadora austríaca, medalhista olímpica em 2008.
Mirna Doris é uma cantora italiana;
Mirna Granados é uma atriz norte-americana;

E sobre o nome com grafia parecida e pronúncia idêntica Myrna, porém, com outro significado e origem, temos:

Myrna Hansen; 


Myrna Hansen, modelo e atriz norte-americana;

Myrna Loy, atriz norte-americana; 


Myrna Loy



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário