quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Monserrat

.
Monserrat é um nome feminino, uma das possíveis grafias de Montserrat, usada principalmente entre catalães. O apelido comum é Montse.

Monserrat é popular no Chile, estando na 26ª colocação no último ranking divulgado (2014). Também está no 42º lugar no ranking mais recente do México, e nos Estados Unidos, encontra-se no 765º lugar, provavelmente pela imigração hispânica no território americano.

O nome Montserrat vem do nome de uma montanha perto de Barcelona, o local onde foi fundado um mosteiro no século X. A montanha recebe seu nome do latim “mons serratus”, com significado “montanha irregular”.

Logicamente, o nome acabou se espalhando por razões devocionais, ou seja, o mosteiro da montanha de Montserrat é local de veneração da Virgem de Montserrat, um título da Virgem Maria, padroeira da Catalunha.

Etimologicamente, "Montserrat" vem do serratus do latim mons, "montanha serrilhada" [1]; é, pois, o mesmo sentido e etimologia para o nome de Serra.

A variante Montserrat também está no ranking do Chile de 2014, só que na 68ª posição. E também está no ranking dos Estados Unidos de 2015, mas na 648ª posição.

Monserrat é o nome de apenas 35 pessoas no Brasil, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil), com gráficos de localização tempo espaço indisponíveis. Nas listas recentes brasileiras, como da Arpen/SP, ele também não aparece. Ou seja, não é um nome que foi abraçado pelos brasileiros.

Como referências, temos:

Montserrat Caballe, cantora soprano lírica de ópera espanhola
Montserrat Figueras, soprano espanhola
Montserrat Martí, soprano espanhola
Montserrat Abelló, poetisa espanhola.
Montserrat Álvarez, periodista chilena.
Montserrat Carulla, atriz espanhola.
Montserrat del Amo, escritora espanhola.
Montserrat Domínguez, periodista espanhola.
Montserrat Garnacho, escritora espanhola.
Montserrat Gudiol, pintora espanhola.
Montserrat Nebrera, política espanhola.
Montserrat Palma, política espanhola.
Montserrat Roig, escritora e periodista espanhola.
Montserrat Salvador, atriz espanhola.
Montserrat Tura, política espanhola.
Montserrat Vayreda, escritora espanhola.






.

Um comentário: