quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Missandei

 
Missandei, na série Game of Thrones

Quem leu os livros de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, sabe que a poderosa mãe dos dragões Daenerys Targaryen (ou se preferir, Daenerys Stormborn, a Não Queimada, Rainha de Meereen, Rainha dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, Khaleesi do Grande Mar de Grama, Rompedora de Algemas e Mãe de Dragões), encontra Missandei como uma escrava, que tem muita habilidade em falar vários idiomas, e por isso é usada pelo seu dono como tradutora.

Porém, quando a Rainha encontra Missandei em Astapor, nos livros, ela não passa de uma garotinha de cerca de 10 anos. Na série, ela é apresentada já como uma mulher na fase adulta, interpretada pela atriz Nathalie Emmanuel. Nos livros, ela assume várias passagens principais, e na série, a personagem tem crescido a cada temporada.

A pequena escriba com os grandes olhos dourados era possuidora de uma sabedoria bem para lá da idade. E também é corajosa. Teve de ser, para sobreviver à vida que teve” — Daenerys Targaryen

Ela se apoiava tanto na pequena escriba que frequentemente se esquecia de que Missandei completara apenas onze anos” — Daenerys Targaryen

Onze anos de idade, mesmo assim Missandei é mais esperta do que metade dos homens nesta mesa, e mais sábia do que todos eles” — Barristan Selmy, comparando Missandei ao Conselho governante de Meereen.

Sobre o nome, sendo uma invenção recente para um mundo fictício que se assemelha à Europa medieval, nenhuma etimologia real ou alegada é conhecida. Podemos formular várias hipóteses, entretanto, para as inspirações de George R.R Martin.


.


Uma palavra parecida é misand, que quer dizer “areia” em malgaxe. Pode ser que, remotamente, George tenha se inspirado nessa palavra. Como ele já deu entrevista dizendo que usa dicionários de nomes para bebês para inventar o nome dos seus personagens, é possível que ele tenha inspirado-se em outro nome já existente.

“Miss” é uma palavra em inglês, que pode tanto significar um pronome de tratamento, no caso, “senhorita”, ou então, um verbo, passando perto do significado “perder” ou “sentir saudade”. Além disso, Missie é um apelido inglês para Melissa. Enfim, o que podemos fazer é especulação. Ou quem sabe, um fã mais ousado, pode mandar um e-mail pedindo à George R.R Martin o significado dos nomes que ele usou.

Ele poderia fazê-lo, já que Tolkien, a quem ele tanto admira, sempre deixou muito explicito o significado do nome dos seus personagens. De todo modo, no momento, só temos considerações, então ficaremos devendo o significado desse belo nome literário, que poderia, sem nenhum constrangimento, ser aplicado na vida real.

Quem tiver qualquer informação sobre o nome Missandei, por favor, deixe-a nos comentários ou entre em contato com os administradores do Blog. 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário