sábado, 11 de novembro de 2017

Iraúna

.

Recentemente, a modelo Candice Swanepoel deu à luz ao seu primeiro filho, chamado Anacã. Ela é sul-africana, mas o bebê é fruto do relacionamento com o modelo brasileiro Hermann Nicoli. Anacã é o nome de uma ave da região amazônica, por isso a inspiração para esse post. Se Anacã pode virar nome próprio, por que Iraúna não pode?

Iraúna também é o nome de um pássaro: A Iraúna-grande, cujo nome científico Scaphidura oryzivora, é uma ave campestre, que ocorre do México à Bolívia, na Argentina e grande parte do Brasil, especialmente no Nordeste, onde é mais conhecida por graúna.

Iraúna ou graúna são duas formas diferentes de como o tupi foi entendido pelo branco, uma vez que vem do mesmo termo, “uIraúna” em nheengatu, ou gûyrauna, em tupi, que significam “pássaro preto”, através da junção do substantivo uirá/gûyrá (pássaro) e o adjetivo [pix]una/[s]un[a] (preto).

É uma ave muito bonita, de grande porte, medindo até 35 cm de comprimento, com plumagem negra brilhante, penas do pescoço alongada formando uma gola, bico negro, íris castanha, verde ou esbranquiçada e cauda comprida. Seu canto é encantador, vibrante, e nas manhãs ou tardes de inverno, se torna mais intenso.

É conhecida pela referência feita pelo escritor cearense José de Alencar, em Iracema, no qual ele diz que a cor dos cabelos da índia é “negra como a asa da graúna”. O cartunista Henfil também deu fama ao pássaro através de um dos seus personagens, a Graúna. No estado de São Paulo, infelizmente, esse pássaro está extinto.

Logicamente, graúna não é um nome que se encaixe muito em um ser humano – embora eu não consiga diferenciar muito de Anacã – mas Iraúna me parece muito adequado. Além de ser parecido com Iracema, ter a terminação de um nome irlandês que eu gosto muito, “Una”, forma uma opção atraente para quem quer inovar completamente.


Não há nenhuma informação sobre registros de Iraúna no Brasil, portanto, quem escolhesse esse nome seria protagonista com certeza de uma grande originalidade. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário