sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Cristóvam & Cristóvan

.
Essa grafia, originalmente, não existe. Mas isso não impede que haja muitas pessoas no Brasil assim chamadas, incluindo seu portador mais famoso, o Senador Cristovam Buarque, que já concorreu à Presidência da República pelo PDT.

Na verdade, a variante espanhola é Cristóbal e a portuguesa é Cristóvão, e Cristovan/m surgiu de um meio termo entre as duas versões, provavelmente influenciado por Esteban ou Sebastian e outros nomes com essa terminação com ares espanhóis.

Deste modo, há 1.070 pessoas chamadas Cristóvan no Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), e mais 1.315 pessoas chamadas Cristóvam. No primeiro caso, o destaque é o Mato Grosso do Sul, e no segundo caso, é Distrito Federal. Em ambos, a maioria dos nascimentos se deu nos anos 60.

Apesar de ser um nome adaptado com uma grafia que literalmente não existe em nenhum outro lugar do mundo, ainda assim, Cristóvan/m não é dos piores nomes. Ele é bem apresentável, para quem não gosta do –bal na terminação espanhola e do –ão na terminação portuguesa.

Cristóvão é a forma portuguesa do nome Christopher, originado a partir do nome grego Χριστοφορος (Christophoros), que significa "aquele que leva Cristo/ aquele que carrega Cristo", derivado de Χριστος (Christos), combinada com φερω (phero) "a suportar, para realizar". Os primeiros cristãos usaram o nome em sentido metafórico, querendo dizer que levavam Cristo nos seus corações.

Na Idade Média, as interpretações literais da etimologia do nome acabaram levando a lendas sobre um São Cristóvão, que carregou o jovem Jesus através de um rio. Ele chegou a ser considerado como o santo padroeiro dos viajantes.

Outros idiomas: Hristofor, Hristo (búlgaro), Kristofor, Krsto (croata), Krystof (Checo), Kristoffer, Christoffer, Kris (dinamarquês), Christoffel (holandês), Christopher, Chip, Chris, Kit, Kris, Kristopher, Topher ( Inglês), Kristoffer, Risto (finlandês), Christophe (francês), Christoph (alemão), Christoforos (grego), Kristóf (húngaro), Christie, Christy (irlandês), Cristoforo (italiano), Cristóvão (Final grego), Christophorus ( Late Roman), Kristaps (letão), Kristupas (lituano), Hristofor, Hristo, Risto (macedônio), Kristoffer, Christoffer (norueguês), Krzysztof, Krzys, Krzysiek (polonês), Christie, Christy, Kester (escocês), Krištof ( Eslovaca), Krištof (esloveno), Cristóbal (espanhol), Kristoffer, Christoffer (sueco), Christos (Teologia).

Além do Senador da República Cristovam Buarque (cujo avô se chamava Cristóvão, segundo consta), existiu ainda Cristovam Pavia, ou Cristóvam Pavia, pseudónimo de Francisco António Lahmeyer Flores Bugalho, um poeta português, filho do também poeta Francisco Bugalho. Além do pseudônimo Cristovam Pavia, ele assinou composições com outros pseudônimos.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário