sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Um post em referência às (outras) Xuxa's do Brasil

.

"Sim, mas é apelido", todos dirão. E eu concordo. Xuxa foi o apelido dado à apresentadora quando ela era ainda um bebê, pelo seu irmão Bladimir (isso mesmo, não é Vladimir não, é Bladimir). No caso, como todos sabem, o nome da Xuxa é Maria da Graça, devido à uma promessa religiosa de sua mãe. Porém, foi o apelido que pegou.

Em 1988, após sentença judicial, a apresentadora incorporou seu apelido ao nome completo, ficando Maria da Graça Xuxa Meneghel. Bem, Xuxa não chega nem perto de ser o seu nome, sendo um apelido carinhoso de infância que acabou sendo adotado como nome artístico. 

Porém, o que chamou atenção numa das minhas pesquisas mais recentes, foi que no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010, para quem quiser conferir no próprio site), tem 57 pessoas chamadas Xuxa, das quais 48 são mulheres e 9 são homens. Aí podemos supor que as 48 mulheres receberam o nome Xuxa em homenagem à apresentadora, e os homens ao nadador Xuxa, que na verdade se chama Fernando Scherer. 

Ou então, uma tremenda sacanagem dos pais com os filhos (as). Como o número de pessoas é pequeno, o IBGE não disponibilizou gráficos sobre o estado onde essas pessoas nasceram e nem a década de maior número de nascimentos. 

Importa dizer que existem 57 pessoas chamadas Xuxa, no Brasil! E não é apelido, é o nome, lá na certidão de nascimento, no CPF, na Identidade, no Título de Eleitor, não é realmente incrível?

Acredita-se também que pode haver a possibilidade de o entrevistado ter respondido o apelido ao recenseador e este, com a cabeça no mundo da lua, ter registrado o apelido ao invés do nome próprio. Porém, que ser humano responde à pergunta "Qual seu nome?", com o apelido? 

Há quem relate que Xuxa também é um nome bastante usado nos países africanos de língua portuguesa, por conta da influência da televisão. Não tenho dados sobre isso, portanto, não posso confirmar a informação. 

Com essa constatação, cabe a pergunta: mas afinal, o que é uma Xuxa?

Para minha consternação, sou de uma cidade que fica do ladinho de Santa Rosa, a cidade natal da Xuxa. Aqui, chamamos de "Xuxa" ou "Xuxinha" os rabicós ou elásticos para cabelo, ou então o penteado conhecido em outros lugares do Brasil como "maria-chiquinha". Suponho então que era a isso que o irmãozinho se referia quando pôs o apelido. Esse significado, porém, pode variar muito conforme a região do Brasil. 

O Dicionário de Nomes Próprios inovou bastante na sua interpretação: segundo esse site, Xuxa é um apelido eslavo para o nome Susana - que significa "lírio", assim, Xuxa significaria "pequeno lírio". Sobre isso, Shamaim esclarece:


Quando você joga Xuxa no Behind the Name, ele entende Zsusza, esse sim um apelido húngaro (não eslavo - o húngaro não é uma língua eslava) de Susana. Ou Xosé, forma galega de José... O menos seletivo Thinkbabynames registra o seguinte absurdo: "Nickname for Susana used by the hostess of a very popular children's TV show in Brazil."... Como se a Xuxa se chamasse Susana!

Claro que essa postagem está sendo feita a título de informação, não de aconselhamento, portanto, não queremos que você coloque o nome Xuxa no seu filho(a)! Ok? 


.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário