sábado, 21 de outubro de 2017

Noelani

.


Não. Não é um feminino do nome Noel. É um nome feminino havaiano que significa “névoa celestial”, ou talvez “Orvalho celestial”, a partir da combinação dos elementos noe (névoa) e lani (céu). O elemento “lani” está presente em muitos nomes havaianos, como Leilani, Kailani, etc.

Além de ser um belo nome em termos de fonética e escrita, ainda tem um significado legal. Como um todo, gosto de nomes havaianos pela vibração positiva e feliz que eles passam.

No filme "Um Dia Depois de Amanhã" há uma parte onde uma personagem fala sobre um furacão e se você ouvir atentamente você vai perceber que dizem Noelani, bastante irónico, uma vez que significa névoa celeste.

Nos dados do IBGE não temos nenhuma informação sobre Noelani, porém, há 25 pessoas chamadas Noelane, uma alteração de grafia, possivelmente, ou então, uma tentativa de fazer um feminino para Noel que acertou num nome polinésio.

Na lista da Arpen/SP não temos nenhuma menção à Noelani. Já nos Estados Unidos, foram 77 registros de meninas chamadas Noelani no ano de 2015, segundo a lista da Social Security. 

Seria um nome interessante para uma irmã de Manoela, uma vez que os dois nomes compartilham "noela", um do início e outro no final: Manoela & Noelani. 

Noelani Pantastico, nascida em 1980 na ilha de Oahu, Havaí, é uma bailarina americana, que dança na Pacific Northwest Ballet em Seattle. 



A bailarina Noelani Pantastico. 






.

3 comentários: