domingo, 24 de setembro de 2017

Talíria

;

Se você consultar a ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE, perceberá que só há, em todo o Brasil, desde por volta de 1920, apenas 34 pessoas chamadas Taliria. Aí você pode se perguntar: como é que você catou esse nome para escrever? Ocorre que eu conheci uma dessas 34 pessoas. 

Pelo baixo número, não há gráficos de onde nasceram ou em que década. O certo é que nas listas atuais do BabyCenter ou da Arpen/SP não temos nada sobre Taliria em nenhuma grafia alternativa.

Pesquisando no Google, achei uma simpática candidata à vereadora da eleição de 2016 pelo PSOL em Niterói – RJ, chamada Taliria Petrone. E ela foi a candidata mais votada no que alguns sites andam chamando de “primavera feminista”.

Ninguém pode negar que é um nome absolutamente exclusivo. Eu mesma só conheci uma Taliria e é bem provável que a grande maioria dos brasileiros nunca tenham conhecido nenhuma. Mas então, de onde vem esse nome? Qual é sua origem? Qual é seu significado? Essa é uma missão para o Por Trás do Nome.  

Nem por isso uma missão fácil. Taliria não consta no Behind The Name e nem na maioria dos sites sobre nomes confiáveis em que pesquisamos antes de fazer os nossos posts. Aí dificulta, e podemos formular uma série de hipóteses, sendo a mais provável que tenham colocado a silaba “TA” antes do nome Líria, que refere-se à flor de lírio.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário