quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Nomes da Mitologia Grega - Letra E à H

Representação de Héstia. 

Nos posts anteriores já trabalhamos os nomes da mitologia até a Letra D. Hoje, apresentamos os muitos e variados nomes relacionados até a letra H. 

Inspire-se:

Echo ou Eco – nome feminino que significa literalmente “eco”, para o som repetido refletido, que deriva do grego ηχη (eche) "som". Na mitologia grega, Echo foi uma ninfa que teve um impedimento de fala de Hera, de modo que só podia repetir o que os outros diziam. Ela se apaixonou por Narciso, mas seu amor não foi devolvido, e ela se afastou até que nada restou dela exceto sua voz.

Eileithya – Forma grega de Ilithyia.

Eirene – forma original grega de Irene.

Electra – nome feminino da mitologia grega, do grego derivado de ηλεκτρον (elektron) que significa "âmbar". No mito grego ela era a filha de Agamemnon e Clytemnestra e a irmã de Orestes. Ela ajudou seu irmão a matar sua mãe e seu amante Aegisthus em vingança pelo assassinato de Agamenon. Também na mitologia grega, este nome foi suportado por uma das Plêiades, que eram as filhas de Atlas e Pleione.

Elpis – nome feminino que significa “esperança” em grego. Na mitologia grega, Elpis era a personificação da esperança. Ela foi o último espírito a permanecer no pote depois que Pandora desencadeou os males que estavam nele.

Endymion – nome masculino derivado do grego ενδυειν (endyein) que significa "mergulhar, entrar". Na mitologia grega, ele era um mortal eólico, amado pela deusa lua Selene, que pediu a Zeus para lhe conceder a vida eterna. Zeus obedeceu colocando-o em um sono eterno em uma caverna no Monte Latmos.

Enyo – nome feminino de significado desconhecido. Era uma deusa sedenta de sangue e companheira de Ares.

Eos – significa “amanhecer” em grego. Este era o nome da deusa grega do amanhecer;

Epimetheus – derivado do grego επιμηθεια (epimetheia) que significa "retrospecto, ideia posterior". Na mitologia grega ele era um Titã, o irmão do deus do premeditado Prometeu.

Erato – nome feminino que significa "adorável" em grego. Na mitologia grega era uma das nove musas, a musa da poesia lírica.

Erebos – forma grega de Erebus, que significa “escuridão inferior”. Erebus era a personificação da escuridão primordial na mitologia grega.

Eris – significa “conflito”, em grego. Eris era a deusa grega da discórdia, irmã e companheira de Ares.


Eros


Eros – significa “amor” em grego. Na mitologia grega, ele era um deus jovem, filho de Afrodite, que fazia com que as pessoas se apaixonassem através de flechas encantadas. Cognato do cupido romano.

Euanthe - Derivado do grego ευανθης (euanthes) que significa "floração, florido", um derivado de ευ (eu) "bom" e ανθος (anthos) "flor". Segundo algumas fontes, este era o nome da mãe das três Graças ou Χαριτες (Charites) na mitologia grega.

Eudora - Significa "bom presente" em grego, dos elementos ευ (eu) "bom" e δωρον (doron) "presente". Este era o nome de uma ninfa, uma das Hyades, na mitologia grega.

Eunomia - Significa "boa ordem" em grego, em última instância de ευ (eu) "bom" e νομος (nomos) "lei, costume". Eunomia era uma deusa grega, uma das Horas  'Ωραι (Horai), presidindo a lei.

Euphrosyne - Significa "regozijo, alegria" em grego. Ela era uma das três Graças ou Χαριτες (Charites) na mitologia grega.

Europa - Forma latinizada do grego Ευρωπη (Europa), que significava "face larga" de ευρυς (eurys) "larga" e ωψ (ops) "face, olho". Na mitologia grega, Europa era uma princesa fenícia que foi raptada e levada para Creta por Zeus sob a forma de um touro. Ela se tornou a primeira rainha de Creta, e depois gerou Minos como filho de Zeus. O continente europeu é nomeado em homenagem à ela. Este é também o nome de uma lua de Júpiter.

Eurydice – em português escrito Eurídice, esse é um nome feminino do grego Ευρυδικη (Eurydike) que significa "ampla justiça", derivado de ευρυς (eurys) "ampla" e δικη (dique) "justiça". No mito grego, ela era a esposa de Orfeu. Seu marido tentou resgatá-la do Hades, mas ele falhou quando desobedecia a condição de que ele não olhasse para trás em sua saída.

Euterpe – nome feminino que significa "deleite" em grego, em última instância de ευ (eu) "bom" e τερπω (terpo) "para satisfazer, para alegrar". Na mitologia grega era uma das nove musas, a musa da música e da alegria. Ela teria inventado a flauta dupla.

Evadne - Do grego Ευαδνη (Euadne), que é de significado desconhecido, embora o primeiro elemento seja derivado do grego ευ (eu) "bom". Na lenda grega Evadne era a esposa de Capaneus. Depois que Capaneus foi morto por um relâmpago enviado por Zeus ela cometeu suicídio jogando-se sobre seu corpo em chamas.

Evander – nome masculino, variante de Evandrus, a forma latinizada do nome grego Ευανδρος (Euandros), derivada do grego ευ (eu) que significa "bom" e ανηρ (aner) que significa "homem" (genitive ανδρος). Portanto, significa “bom homem”. Na mitologia romana Evander era um herói acadiano da guerra de Tróia que fundou a cidade de Pallantium perto do ponto onde Roma foi construída mais tarde.

representação de Gaia. 


Gaia – nome feminino derivado da palavra grega γαια (gaia), uma forma paralela de γη (ge) que significa "terra". Na mitologia grega, Gaia era a deusa-mãe que presidia a Terra. Ela era a companheira de Urano e a mãe dos Titãs e dos Ciclopes.

Ganimedes – escrito também Ganymedes ou Ganymede, vem do grego Γανυμηδης (Ganimedes), que possivelmente derivou de γανυμαι (ganymai) "para ser feliz" e/ou de μηδομαι (medomai) "pensar, planejar". Na mitologia grega este era o nome de um belo rapaz que foi sequestrado por Zeus para se tornar o copeiro dos deuses, o sucessor de Hebe.

Glauco – forma portuguesa da forma latinizada Glaucus, que deriva do grego Γλαυκος (Glaukos), um nome que significa "cinza azulado". Este era o nome de um deus grego do mar, assim como outros personagens na mitologia grega.

Hades – deriva do grego Αιδης (Haides), derivado de αιδης (aides) que significa "invisível". Na mitologia grega, Hades era o deus negro do submundo. Seu irmão era Zeus e sua esposa era Perséfone. Na mitologia romana, é cognato de Plutão.

Harmonia – significa “harmonia, acordo, concórdia”, em grego. Ela era filha de Ares e Afrodite, dada por Zeus a Cadmus para ser sua esposa.

Hebe -  nome feminino derivado do grego 'ηβη (hebe) que significa "juventude". Na mitologia grega, ela era filha de Zeus e Hera. Ela era uma deusa da juventude que agia como copeira dos deuses.

Hécate – nome feminino derivado do grego 'Εκατη (Hekate), possivelmente derivado de' εκας (hekas) que significa "longe". Na mitologia grega, Hécate era uma deusa associada à feitiçaria, encruzilhadas, túmulos, demônios e o submundo.

Hector – nome masculino escrito também como Heitor, que é a forma latinizada do grego 'Εκτωρ (Hektor), que derivou de' εκτωρ (hektor) "segurando rápido", em última análise de εχω (eco) que significa "manter, possuir". Na lenda grega Hector foi um dos campeões de Tróia que lutou contra os gregos. Depois de matar o amigo de Aquiles, Patroclo, na batalha, ele foi brutalmente morto por Aquiles, que procedeu em amarrar seu corpo morto em uma carruagem e arrastá-lo.

Hécuba – nome feminino que é a forma latinizada do grego 'Εκαβη (Hekabe), que tem um significado incerto. Na mitologia grega, este é o nome da esposa de Príamo de Tróia.

Helena – em inglês escrito Helen, deriva do grego 'Ελενη (Helene), provavelmente da palavra ελενη (helene) "tocha", ou possivelmente relacionado com σεληνη (selene) "lua". Na mitologia grega, Helen era filha de Zeus e Leda, cujo sequestro por Paris foi a causa da Guerra de Tróia.

Hélio – forma portuguesa de Helios, que significa “sol” em grego. Esse era o nome do jovem deus grego, que cavalgava o céu todos os dias numa carruagem puxada por quatro cavalos.

Helle – nome feminino de significado desconhecido. Na mitologia grega Helle era a filha de Athamus e de Nephele. Ela e seu irmão Frixo escaparam do sacrifício fugindo no dorso de um carneiro de ouro, mas durante a fuga ela caiu e afogou-se no estreito que liga o Mar Egeu com o Mar de Mármara, que foi posteriormente chamado de Helesponto De Helle.

Hemera – nome feminino que significa "dia" em grego. Este era o nome da deusa grega que personificava o dia. De acordo com Hesíodo, ela era a filha de Nyx, a personificação da noite.

Hefesto – forma portuguesa de Hephaestus que é a forma latinizada do grego 'Ηφαιστος (Hephaistos), de significado desconhecido. Provavelmente compartilha sua origem com a cidade minoica de Φαιστος (Phaistos), que é de origem pré-grega. Na mitologia grega, Hefesto era o deus do fogo e da forja, o marido da infiel Afrodite. Dizia-se que, quando ele nasceu, Hera, sua mãe, ficou tão insatisfeita com suas deformidades físicas que ela atirou-o do alto do Monte Olimpo.

Hera – nome feminino de significado incerto, possivelmente de grego 'ηρως (heros) "herói, guerreiro"; 'Ωρα (hora) "período de tempo"; Ou 'αιρεω (haireo) "a ser escolhido". Na mitologia grega Hera era a rainha dos deuses, a irmã e esposa de Zeus. Ela presidiu o casamento e o parto.

Héracles ou Hércules – formas latinizadas de Herakles, que significa “glória de Hera”, combinando o nome da deusa Hera, combinado com κλεος (kleos) "glória". Este era o nome de um herói na mitologia grega e romana, o filho de Zeus com a mulher mortal Alcmene. Depois de ser deixado louco por Hera e matar seus próprios filhos, Héracles completou doze trabalhos, a fim de expiar seu crime e tornar-se imortal.

representação de Hermes.


Hermes – nome masculino, provavelmente a partir do grego 'ερμα (herma) que significa "pilha de pedras, marcador de fronteira". Hermes era um deus grego associado com velocidade e boa sorte, que serviu como um mensageiro para Zeus e os outros deuses. Ele também era o patrono dos viajantes, escritores, atletas, comerciantes, ladrões e oradores.

Hermione – nome feminino derivado do nome do deus grego Hermes. No mito grego, Hermione era filha de Menelau e Helena.

Hero – nome feminino derivado do grego 'ηρως (heros) que significa "herói". Na lenda grega ela era a amante de Leander, que nadava através do Helesponto cada noite para encontrá-la. Ele foi morto em uma dessas ocasiões, quando foi pego em uma tempestade na água, e quando Hero viu seu corpo morto, ela se afogou.

Héstia – nome feminino derivado do grego 'εστια (hestia) que significa "lareira". Na mitologia grega Héstia era a deusa da lareira e da atividade doméstica.

Hipólita – forma portuguesa de Hippolyta, nome feminino que é a forma latinizada de Hippolyte, a forma feminina de Hippolytos. Significa “o mais livre dos cavalos”, do grego 'ιππος (hipos), que significa “cavalo” e e λυω (luo) "afrouxar". Na lenda grega, ele era o filho de Teseu, que era tragicamente amado por sua madrasta Phaedra.

Hyacinth – forma inglesa de Hyacinthus, Derivado do nome grego 'Υακινθος (Hyakinthos), que derivou do nome da “flor do jacinto”. Na lenda grega Hyakinthos foi acidentalmente morto por Apolo, que pesaroso, fez surgir um lírio de seu sangue.

Hyperion – nome masculino derivado do grego 'υπερ (hiper) "demais, excedente". No mito grego, este era o nome de um Titã que presidia o sol e a luz. Era o pai do deus do sol Helios, da deusa da lua Selene, e da deusa do amanhecer Eos.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário