sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Líria & Liria

.






Se você for até o Google Tradutor, verá que Liria corresponde à palavra “liberdade” em albanês. Esse, por si só, já é um significado majestoso. 
 
Tanto é que na Albânia há uma escola de pedagogia alternativa chamada Liria, e tambem um grupo britanico de música popular albanesa com o mesmo nome, fundado por Dave Smith. 

Mas não foi a partir daí que o nome Líria começou a ser usado, e sobre isso há uma série de hipóteses. O Behind The Name traz-o em uma submissão de usuario, Lyria, e diz que deriva do instrumento musical grego, a “lira”. 


O nome pode ter vindo ainda de LLíria, um município da Espanha, na província de Valência. Há também na Espanha o Palácio de Lira, um edifício neoclássico em Madrid. A origem do nome do Palácio de Lira é por que Don Carlos Bernardo Fitz-James Stuart y Sylva, o IV Duque de Liria e Jérica, nasceu na cidade valenciana de LLíria, e homenageou a sua cidade ao dar o nome ao edifício. 


Os termos Liria (espanhol) e LLíria (valenciano), derivam do árabe Lyria, que por sua vez provém da palavra “Leiria”, um topônimo ibérico de Edeta. Entretanto, há também em Portugal um local chamado “Leiria”, que de acordo com a Wikipédia portuguesa, vem do galaico-português medieval “laria”, que significaria “área de lotes agrícolas”. 


Entretanto, sustento a crença de que Líria passou a ser usado como um feminino de Lírio, o nome dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, que adquiriram simbologias muito interessantes em várias épocas da trajetória humana. Lírio também é usado como nome masculino. Há vários nomes que significam “lírio”, entre eles, Liliana, Líliam, Açucena, Susana, que são bem conhecidos dos brasileiros. Acredito que a associação de Líria com “lírio” é que tornou-o querido em algum momento. 


No Brasil, há 4.986 pessoas chamadas Líria, sendo que não é uma popularidade grande, exceto no Rio Grande do Sul, onde estão 1.571 do total, ou seja, mais ou menos um terço das Líria’s nascidas no Brasil são gaúchas, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A década de maior número de nascimentos foi 1950, e temos ainda 108 pessoas chamadas Lyria.



Como referência, podemos citar Líria Marçal, uma atriz e dubladora brasileira, celebrizada por ter dublado Jeannie, na famosa série Jeannie é um Gênio (1965-1970). 






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário