quinta-feira, 27 de julho de 2017

Lani

.

Lani é um nome havaiano, que pode significar “real”, ou “majestade” ou, o significado mais difundido, “céu”. Há uma boa quantidade de nomes que usam o elemento –lani, em havaiano, como Leilani ou Kailani.

Além de ser a palavra havaiana para “céu”, Lani também é usado como nome próprio no oeste da Papua. A palavra é derivada do proto-polinésio “rani”. Lani é um nome relativamente comum na língua havaiana. A última rainha do Havaí, Liliuokalani tinha o termo “lani” incluído no seu nome.

Lani é o nome de 573 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maior ocorrência é no Rio Grande do Sul, e a década de nascimento da maioria foi 1960. Do total de pessoas chamadas Lani, 92 nasceram gaúchas. Deste total, 32 pessoas são homens, o que poderia apontar para uma possibilidade de nome unissex.

A grafia Lany tem 205 pessoas, embora eu tenha motivos para acreditar que nesse caso, é pronunciado “Laní” e não “Lãni”, como o nome havaiano. É bem possível que a maioria dos registros tenha essa pronúncia, visto que nos anos 60 havia uma modinha de nomes terminados em “í”.

Não temos dados acerca do Havaí, mas sabemos que nos Estados Unidos ele entrou poucas vezes dentro do top 1000. Em 1979 foi quando apareceu pela última vez na posição #995. Em 2015, a Social Security divulgou uma lista total de nomes registrados nos EUA sendo que Lani aparece com apenas 66 registros.

Nas listas recentes da Arpen/SP, não há o registro de Lani especificamente, mas há vários outros nomes havaianos incluindo esse elemento como Kailani, Leilani, etc. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário