quinta-feira, 27 de julho de 2017

Cordélia



Cordélia é o nome de 886 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o destaque fica por conta do estado de Sergipe, e a maioria dos nascimentos se deu na década de 1940 e 1950. Cordalia, nessa grafia que eu não tenho certeza se é inventada ou erro de digitação, é o nome de 27 pessoas.

Cordelia vem de Cordeilla, possivelmente um nome celta de significado incerto. De acordo com Geoffrey de Monmouth, Cordeilla é a mais jovem das lendárias três filhas do Rei Lear e a mais leal ao seu pai, além de sua favorita. Na adaptação para a peça “King Lear” (Rei Lear) (1606), Shakespeare alterou a grafia para Cordelia, o que pode ter sido uma tentativa de se parecer com Cornelia.

Ele pode estar relacionado também com a palavra “cordial”, que vem do latim e quer dizer “de coração”, ou “do coração”, que é aplicada em português para referir-se à uma pessoa cordial, uma pessoa afável, amigável, um gesto amigável, solidário, simpático.

E também tem sido associado com o nome galês Creiddylad, supostamente significa "jóia do mar", mas pode derivar do Francês coeur de lion, ou seja, "coração de leão". Creiddylad (também conhecido como Creirddylad, Creurdilad, Creudylad ou Kreiddylat), filha do rei Lludd, é um personagem menor no conto medieval galês/arturiano conto “Culhwch ac Olwen”.

Nos Estados Unidos, no ano de 2015, Cordelia esteve na 948ª posição. Ele voltou a aparecer no ano de 2014, depois de muitos anos – desde 1951 para ser exata – fora do ranking. Ele era bem mais popular no final do século XIX: em 1880, estava no 204º lugar, possivelmente por conta da fama das peças shakespearianas.

No site Medieval Scotland, encontrei esse texto (em inglês) sobre Cordelia (tradução livre):

Cordelia era o nome de uma das filhas do Rei Lear na peça de Shakespeare de mesmo nome, que foi realizada pela primeira vez em 1608. Não encontra-se nenhuma evidencia que qualquer forma desse nome tenha sido usada antes do final do século 16, e todos os exemplos são ingleses. O nome de uma santa, razoavelmente semelhante, mas provavelmente não relacionado é Cordula, que foi utilizado na Alemanha no século 16, mas não há relatos etimológicos que comprovem seu uso em outros locais.

Há opiniões divergentes sobre de onde Shakespeare teria retirado o nome. Uma hipótese diz que Shakespeare retirou-o do trabalho de Holinshed, publicado em 1577, onde Cordelia aparece como um erro de escrita para o nome de uma personagem lendária britânica/galesa, Cordeilla. Holinshed por sua vez, aparentemente encontrou Cordeilla nas obras de Geoffrey de Monmouth, compostas por volta de 1130. Essa é a mais antiga obra onde encontra-se o nome dentro da literatura galesa;

Em genealogias do século 14, de figuras lendárias galesas, o nome é mencionado duas vezes: em uma tabela dos reis, o nome é listado após Llyr (Leir ou Lear), soletrando uma vez como Cordiella e outra como Cordoylla.

Outra hipótese apresenta que Cordelia deriva de Cordula, um nome de uma santa do século 4, que era uma companheira de Santa Ursula. Cordula é encontrado na Alemanha como Kordula ou Kordel, e não era impopular no século 16 e 17. Pode ser um diminutivo para a palavra latina “coros” ou “cordis”, que significa “coração”. No entanto, alguns especialistas discordam desse ponto, acreditando que Cordula e Cordelia não estão nenhum pouco relacionados.

Uma terceira hipótese argumenta que Cordelia deriva do Creddylad, uma personagem lendária galsa, filha do deus LLud Llaw Ereint, no livro Mabigoni Red. No conto de Culhwch e Olwen, Creddylad é mencionado duas vezes. O primeiro exemplo é em uma lista de nomes dados pelos Culhwch quando ele chega na corte de Arthur, onde uma delas é “pequena filha de Ludd Silver-Hand”. A segunda referência ao nome está na história de Creddylad. Creddylad parece ser uma ortografia moderna do nome; no século 14, vemos escrito Creidylat. Há um certo ceticismo em torno de qualquer relação entre Creiddylad e Cordélia.

Afora esses usos literários e lendários, encontramos apenas três exemplos de pessoas reais usando uma forma do nome Cordelia antes dos tempos modernos. Cordell Dethick se casou em 1606, e portanto, quase certamente nasceu antes de 1600, sendo que essa pode ser uma forma de Cordelia; Outra foi Cordelia Harvey, que consta num obituário inglês de 1636, então, uma mulher que morreu em 1636 pode ou não ter nascido antes de 1600, dependendo da idade com que faleceu; Tambem é possível que essa senhora tenha sido nomeada após a peça de Shakespeare mas morreu muito jovem. Nosso terceiro exemplo, é uma senhora chamada Cordelia Parker, que morreu em 1689.

Em resumo, não há nenhuma evidencia concreta e direta de que o nome Cordelia, nessa grafia, tenha sido usado por pessoas reais antes da peça de Shakespeare, mas há indícios que a variante anterior, Cordell, era um nome usado, embora raro, na Inglaterra antes do final do século 16.

Bibliografia:

Withycombe, EG, The Oxford Dictionary of English cristãos Nomes, 3ª ed. (Oxford: Oxford University Press, 1988), sn Cordelia.

Bahlow, Hans, Deutsches Namenlexikon: Familien- und nach Vornamen Ursprung und Sinn erklaert (Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag Taschenbuch, 1985, 1990), sn Cordula.

Hutson, Arthur E., britânicos nomes pessoais no Historia Regum Britanniae. (Berkeley: University of California Press, 1940), pp 25-6.
Hutson atributos da equação de Cordelia com Creiddylad para J. Rhys em sua Hibbert Lectures de 1886.

Jones, Gwyn e Thomas Jones, trad., The Mabinogion (Biblioteca de Everyman, 1974).

Bartrum, PC, no início de Gales genealógicos Tracts (Cardiff: University of Wales Press, 1966), pp 50, 109..

Bromwich, Rachel & D. Simon Evans, Culhwch ac Olwen (Cardiff: University of Wales Press, 1988).

Crônicas de Holinshed (1577). (WWW: University of Pennsylvania Library) http://www.library.upenn.edu/etext/furness/holinshed/020.html , acessado 28 de dezembro de 1999.

Bell, George, Sandra Bell, & Bill Rounce, "Os casamentos dos registos Greatham (1564-1837)" (WWW: Genuki.org, 1996) http://genuki.cs.ncl.ac.uk/Transcriptions /DUR/GRE.html , acessado 21 de janeiro de 2007.


Referências:

Cordelia Chase é um personagem das séries Buffy a Caça Vampiros e Angel, interpretada por Charisma Carpenter.
Cordélia é o satélite natural mais interno de Urano. Foi descoberto a partir de imagens tiradas pela sonda Voyager 2 em 20 de janeiro de 1986.
Cordelia da Grã-Bretanha, lendária rainha dos britânicos , a filha mais nova do rei Leir;
Cordelia Bugeja , atriz britânica;
Cordelia de Castellane , designer francesa;
Cordelia Belas , psicóloga, acadêmica e escritora britânica;
Cordelia Agnes Greene , médica do século 19, filantropa e sufragista;
Cordelia Harvey , Primeira Dama de Wisconsin, casada com Governador Louis Harvey , conhecida por fundar, durante aguerra civil, casas para órfãos e defender boas condições para hospitais de campanha;
Cordelia Hawkins , epônimo da cidade norte-americana de Cordele , Georgia;
Cordelia Scaife Maio , filantropa;
Cordelia Strube , dramaturga e romancista canadense;
Cordelia Wilson , pintora do Novo México e de paisagens sudoeste americano.







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário