quarta-feira, 26 de julho de 2017

Constância

.


A novela “Haja Coração”, uma espécie de remake da novela “Sassaricando” trouxe Mariana Ximenes no papel de “Tancinha”, apelido da personagem que na verdade se chama Constância. Na edição anterior da novela, a personagem era interpretada pela atriz Claudia Raia. Se por ventura, a personagem não fosse chamada pelo apelido, as pessoas poderiam vir a se interessar novamente pelo nome Constança ou Constância.

Constância é a forma feminina portuguesa do nome Constantia, este por sua vez vem do nome romano derivado de Constans. É desnecessário dizer que o nome tem significado literal: significa constante, firme. O significado “constante”, que para alguns pode denotar “falta de mudança”, “mesmice”, para mim denota confiabilidade, estabilidade e lealdade.

Em português, Constância é um substantivo feminino, qualidade daquela pessoa que não falta a uma tarefa, que cumpre seu dever, que assídua, frequente, que não gera imprevistos, uma pessoa que tem estabilidade. Pode ser um análogo a persistência, insistência, obstinação.

Variante: Constança

Outras linguagens: Constance, Connie (inglês), Constance (francês), Constanze, Konstanze (Alemão), Constantia (latim), Konstancja (Polonês), Constanța (Romeno), Constanza (espanhol).

No Brasil, há 3.677 pessoas chamadas Constância. A maioria delas nasceu no Piauí, e a década de maior número de nascimentos foi 1940. Depois, a frequência de registros caiu consideravelmente. Nos anos 2000, por exemplo, foram apenas 58 meninas nascidas com esse nome.

Embora eu prefira declaradamente a grafia Constança, os brasileiros dentro do período de 1930 a 2010, aparentemente, não tinham a mesma ideia: Constança tem apenas 382 pessoas ao longo desse tempo.

Como referências podemos citar Constância Nery, uma pintora de arte primitiva moderna brasileira e Mãe Tança de Nanã — Gaiaku do Candomblé, de seu nome Constância da Rocha Pires.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário