segunda-feira, 29 de maio de 2017

Janessa

.

Janessa é um nome feminino usado em inglês, mas seu uso é moderno, sendo uma elaboração de Jane influenciado pela grafia de Vanessa. Jane é uma das várias formas femininas de João, que origina-se no hebraico e significa "Deus é Gracioso". Vanessa por si, já é um nome inventado. 

Nos Estados Unidos, Janessa está presente no top 100 feminino desde 1984, e em 2015, sua participação no ranking foi no 721º lugar, o que significou 390 registros. A grafia Janesa também existe nos EUA, mas com apenas 6 registros (Social Security). Já no Brasil, temos segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), 374 pessoas chamadas Janessa, com destaque para o estado de Alagoas. A maioria dos registros se deu nos anos 1990.

Na lista da Arpen/SP de 2015, não existe nenhum registro de Janessa como primeiro nome, mas há uma Mayara Janessa na lista de compostos, segundo elemento.

No filme Barbie e as 12 princesas bailarinas, Janessa é uma das princesas, e foi lá que ouvi o nome pela primeira vez. Há também uma personagem com o mesmo nome em Barbie e a Polegarzinha (Barbie Thumbelina, em inglês). Embora em geral, não seja uma grande entusiasta de nomes terminados em –essa, achei Janessa bem sonoro.

É interessante para quem gosta de Vanessa ou de Brunessa, mas não quer o primeiro por ser muito popular e o segundo por ser muito ousado. Janessa pode ser então, uma boa alternativa.


Janessa Dai é uma ginasta artística feminina de Singapura, que representa sua nação em competições internacionais. 



.

4 comentários:

  1. Olá 🌻existe registro de Janessa como primeiro nome sim e sou eu kkkk

    ResponderExcluir
  2. eu sonhei com uma moça ela conversava comigo muito linda e ela no sonho disse me chamo janessa e detalhe EU NUNCA HAVIA OUVIDO FALA NESSE NOME PESQUISEI E OLHA SÓ

    ResponderExcluir