quarta-feira, 1 de março de 2017

Graciana

.


Graciana é um nome feminino verdadeiramente belo. Ele é usado em espanhol e português, como uma forma feminina de Graciano. Além dessa grafia, temos Gratiana (Roma Antiga), Graziana (Itália), além é claro, das variantes adaptadas do Brasil, como Graciane, por exemplo.

Graciana, portanto, deriva de Gratianus, um nome romano que significa “graça”, a partir da palavra em latim “gratus”. São Gratianus foi o primeiro bispo de Tours (no século 4), e também esse foi o nome de um imperador romano.

No Brasil, segundo a ferramenta do IBGE “Nomes no Brasil” baseada no Censo 2010, Graciana  é o nome de 3.034 pessoas, sendo que a maior frequência é em Minas Gerais, bem como maior ocorrência na década de 80. Graciane, entretanto, fez mais sucesso entre pais e mães brasileiros da década de 80, sendo que essa versão tem 7.150 pessoas. Encontrei ainda outras variantes alternativas que também somam poucos registros.

Na lista da Arpen/SP – abrange somente o estado de São Paulo – encontrei 2 registros de Graciane bem como 1 registro de Gracianne. Não há registros recentes de Graciana .

É um nome também complicado de encontrar exemplos e referências. Após procurar nas Wikipédias italiana, portuguesa e espanhola, encontrei Graciana Silva Garcia, conhecida como la Negra Graciana, foi uma cantora e intérprete de música mexicana.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário