quarta-feira, 1 de março de 2017

Fúlvia


.


Fúlvia
é a forma italiana do nome da família romana Fulvius, que foi derivada da palavra em latim “fulvus”, que quer dizer “amarelo, dourado”,  também, por interpretação, “loira”, “ruiva”. A própria gens romana Fulvius (nome de família) referia-se, possivelmente, à cor do cabelo.

A gens Fúlvia, foi uma gens plebeia da Roma Antiga, originária de Túsculo. No final do século IV a.C ela se juntou aos nobiles, um feito que eles conseguiram com o patrocínio dos Fábios (outra gens, só que nobre), que apoiaram a candidatura consultar de Lucius Fulvius Curvus, o primeiro da família a conseguir cargo de cônsul em 322 a.C. Os Fúlvios eram muito respeitados pelas famílias patrícias e eram reputados pelos seus excelentes generais. Eles também eram muito ativos na politica da República Romana.

Sendo que as formas masculinas são Fúlvio e Fulvius. Fulvia foi a terceira esposa de Marco Antônio (Marcus Antonius) e teve dois filhos com ele, mais tarde acabou divorciada dele e morta no exílio. Etimologicamente, esse nome é semelhante à Flávia, Rossa e Bionda.

No Brasil, são apenas 677 pessoas chamadas Fúlvia. A maioria delas se concentra em São Paulo, e nasceram nas décadas de 1970 e 1980. De algum modo, o nome Fúlvia lembra-me a palavra “fluvial”, embora aparentemente, são etimologias distintas. Ele não se caracteriza como um nome fácil de pronunciar em português, pelo menos no que diz respeito à mim, sempre enrolo a língua para dizer Fúlvia.

Porém, é um nome interessante, raro, exótico, incomum e bastante ligado à referências históricas de peso. É válido para quem gosta de nomes diferentes, mas não diferentes demais (acho que qualquer um é capaz de reconhecer o nome Fúlvia, até mesmo analfabetos funcionais).

Uma referência é Fúlvia Lacerda, uma das mais famosas modelos plus size da atualidade, conhecida mundialmente.

Referências:

Fúlvia, esposa de Marco Antônio;
Fulvia Plautilla, mulher de Caracalla e augusta do Império Romano;
Fulvia Bandoli, política italiana;
Fulvia Bisi, pintora italiana;
Fulvia Colombo, apresentadora de televisão italiana;
Fulvia Franco, atriz italiana;

Fulvia Mammi, atriz e dubladora italiana; 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário