quarta-feira, 1 de março de 2017

Fausta

.

Fausta é um nome feminino que se constituiu a partir do prenome romano Faustus, bastante comum e típico da gens Cornelia, baseando-se na palavra latina que significa “auspicioso, sortudo”.

No Brasil, Fausta é o nome de 2.093 pessoas, com destaque maior para o estado do Piauí, que possui a maior taxa de frequência. Duas décadas foram palco de maior número de registros de Fausta: 1930 e 1950. Nos anos 2000, apenas 20 pessoas nasceram com esse nome em todo o país.

Duas variantes do nome são Faustina e Faustine, e confesso que dos três nomes, gosto mais desse último, pois o –ine do final equilibra melhor a sonoridade. Fausta, embora seja um nome digno e com ares romanos, ainda é considerado um pouco pesado. Além disso, tem o problema de lembrar o Fausto Silva, o Domingão do Faustão e tudo mais.

Algumas referências:

Fausta Cialente, escritora, jornalista e tradutora italiana;
Fausta Garavini, escritora, tradutora e professora de italiano;
Fausta Morganti, uma política de San Marino;
Fausta Quintavalla, atleta e jogadora de vôlei italiana;
Flávia Máxima Fausta uma imperatriz-consorte romana, esposa do imperador Constantino I e filha do imperador Maximiano.
Fausta foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa do imperador Constante II. Ela era filha do general armênio Valentino, supostamente um descendente dos arsácidas.
Fausta Polloni, conhecida como Itália Fausta, foi uma atriz brasileira, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro da primeira metade do século XX.


Fausta foi o nome de pelo menos três santas: Santa Fausta de Narni, Santa Fausta Romana e outra conhecida apenas como Santa Fausta, uma mártir de Roma. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário