terça-feira, 28 de março de 2017

Carmel

.

No Brasil, Carmel é o nome de apenas 95 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Todos eles nasceram na década de 80. Cabe ressaltar que 16 desses são homens. Há também 26 pessoas chamadas Karmel.

Carmel aparecia no ranking dos Estados Unidos até 1963, quando fechou sua participação na 947ª posição, e não voltou a integrar o top 1000 norte-americano. Em 2015, segundo a lista total da Social Security, o nome Carmel teve apenas 17 registros em todo o território estadunidense.

Carmel é um nome feminino, que parte de um dos títulos da Virgem Maria, especificamente, Nossa Senhora do Carmo. Karmel, que significa “jardim” em hebraico é uma montanha em Israel mencionada no Antigo Testamento, sendo o local de diversos primeiros monastérios cristãos. Como um nome inglês, tem sido usado principalmente por católicos.

Carmel também é o nome de um antiga cidade israelita na Judéia, segundo a Bíblia. Em alguns lugares a tradução de Karmel é “vinhedo”, ou então, com a variação “Karmiel”, que significaria “vinhedo de Deus”. A palavra também deu origem à Carmelita, usado em referência às casas ou fundações da congregação.

Como variante temos Carmella (inglês) e em outras línguas: Carme (catalão), Karmela, Karmen (croata), Carme (galego), Carmela, Carmen, Carmina (italiano), Carmen (romeno), Karmen (eslovaco), Carmela, Carmelita, Carmen, Carmina (espanhol). Boa parte dessas variantes também são usadas em português.

Como referências temos:

Carmel McCourt – cantora inglesa, conhecida simplesmente como Carmel, além de Carmel Myers, atriz americana;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário