segunda-feira, 20 de março de 2017

Capucine

.

Capucine é um nome feminino de uso exclusivamente na França, ou quase, já que não temos dados de todos os países do mundo.

Significa “cinco-chagas” em francês. A Capuchinha ou Cinco Chagas é uma planta ornamental cujo nome científico é Tropaeolum majus. L., com um pequeno porte, cinco-chagas é uma herbácea com aromas, de ramos rasteiros e retorcidos. Possui flores que vão da cor vermelha a branca e que podem ser usadas na culinária.

Essa planta também é conhecida por vários outros nomes no Brasil, como por exemplo, capuchinho, mastruço-do-peru, flor-de-sangue, flor-de-chagas, chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, chaguinha, agrião-da-índia e mastruço. Assim, embora pouco usual, Capucine se constitui em um dos vários nomes de flores usados para nomear mulheres, evocando qualidades de doçura, sensibilidade, delicadeza e beleza das flores.

Embora pareça, não se refere exatamente à palavra Cappuccino, do italiano, uma bebida italiana preparada com café expresso e leite (às vezes chocolate, mas essa não faz parte da receita original). O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana, já em 1905 que a bebida "cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.

O nome Capucine não se refere à bebida italiana, mas ambas as palavras tem a mesma origem etimológica, uma vez que chamamos no Brasil, a planta “Cinco Chagas” também de Capuchinha. Este foi o nome artístico da atriz francesa e modelo Capucine (1928-1990), conhecida por seus papeis cômicos em A Pantera Cor de Rosa (1963). O nome verdadeiro dela era Germaine Hélène Irène Lefebvre.

Outra um pouco mais próxima é Capucine Picicaroli, uma artista plástica brasileira contemporânea. Seu trabalho tem como base os aspectos culturais de diferentes povos. Nos dados e informações sobre ela, não consta se esse é o seu nome artístico ou verdadeiro.

Acho que por causa da questão do capuz, acho que esse seria um bom nome para a Chapeuzinho Vermelho, caso ela tivesse um nome.


Na França, Capucine é um nome feminino atualmente popular e bem posicionado no ranking. Ele está dentro da lista dos 120 nomes mais usados desde 2000, e em 2010, último ranking francês divulgado, esteve na 72ª posição, em todos os anos ele subiu algumas posições, galgando para o topo. Se a tendência continuar nesse ritmo, é possível que em mais quatro ou cinco anos ele passe a integrar o Top 10. 



.

Um comentário: