terça-feira, 14 de março de 2017

Cameron

.


Cameron é um nome inglês, que é unissex, serve tanto para meninos quanto para meninas. Há também as variantes Camron, Kameron, Camryn e Kamryn. O significado é bem pouco atraente: deriva de um sobrenome escocês que significa “Nariz torto”, dos elementos gaélicos “cam” (torto) e srón (nariz).

O nome está presente em vários países do mundo, estando em 56º lugar no ranking de nomes masculinos dos Estados Unidos, e também em 530º lugar em nomes femininos. Na Inglaterra, Canadá, Austrália, França, Irlanda, Nova Zelândia, Irlanda do Norte e Escócia está presente nos rankings, mas somente em termos de nomes masculinos.

No Brasil, eu não esperava encontrar pessoas com esse nome, pois não tem uma sonoridade muito adequada ou agradável para os ouvidos de falantes da língua portuguesa. Mas para minha surpresa, quando pesquisei no banco de dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), encontrei 55 pessoas chamadas Cameron, dos quais, 33 são homens e 22 são mulheres. A maioria esmagadora nasceu nos anos 2000, e boa parte em São Paulo.

Também temos 21 pessoas chamadas Kameron. A principal referência que temos no nome é a atriz Cameron Diaz, atriz norte-americana muito famosa que é conhecida por praticamente todos os brasileiros, e além dela, há outra atriz chamada Cameron Richardson, também atriz norte-americana.

Mas há também homens famosos chamados Cameron: Cameron Boyce, ator e bailarino norte-americano; Cameron Bright, ator canadense; Cameron Mitchell, ator norte-americano;


A variante Camryn tem duas atrizes norte-americanas: Camryn Grimes e Camryn Manheim; e também Kameron Gray, jogador de basquete norte-americano;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário