domingo, 12 de março de 2017

Cambria



Nos Estados Unidos, Cambria entrou no ranking em 2009, e ficou nas últimas posições até então. Em 2014, Cambria ficou no 996º lugar e não aparece no Top 1000 2015, embora tenha 259 registros nesse ano.

No Brasil, não existe qualquer menção de Cambria em qualquer das listas disponíveis, nem na Arpen/SP ou no banco de dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Portanto, imaginamos que não haja uso de Cambria no território brasileiro como nome próprio feminino.

Cambria é um nome feminino usado em inglês, sendo a forma latina do galês Cymru, o nome galês para o próprio país de Gales, derivado de Cymry, que significa “o povo”. Ele é utilizado ocasionalmente como nome próprio nos tempos modernos.

Eu não tinha reparado até pesquisar Cambria no Google, mas toda vez que tentei pesquisar, o Google redireciona para a palavra Câimbra, que é aquela dor na perna ocasionada por uma contração de um músculo. Eu, na verdade, tinha pensado no tecido Cambraia.

O ator Rick Schroder tem uma filha chamada Cambrie, o que me faz imaginar que essa variante também seja possível (ou não). Existe uma banda chamada Coheed and Cambria, que foi nomeada em referência a um livro em que Coheed e Cambria são personagens principais.

Há também, na escala de tempo geológico, o Cambriano ou Câmbrico é o período da era Paleozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás, aproximadamente. O nome Cambriano vem de Cambria, que é a latinização de Cymru, o nome pelo qual os povos antigos que habitavam o País de Gales chamavam suas terras, onde foram encontrados os primeiros estratos rochosos deste período.

Nos Estados Unidos, na lista divulgada pela Social Security, encontrei coisas parecidas como Cambri (36 registros), Cambree (136 registros), Cambry (44 registros), Kambrie (60 registros), Kambri (55 registros), Kambry (32 registros), Kambria (49 registros), Cambrie (123 registros), e até mesmo Kambriel e Cambrielle – que até achei bem bonitinho.

Além disso, lembra Cambridge, uma cidade da Inglaterra, que aliás, tem 6 registros na lista dos Estados Unidos como nome masculino.

Ainda achei Kambryn com 15 registros no feminino e 6 registros no masculino. Além desses, achei Cambryn (9 registros, feminino), Cambrynn (5 registros, feminino) e ainda Cambryn (6 registros, masculino). A lista de registros dos Estados Unidos até parece a da Arpen/SP.

Ignorando todas essas outras variantes criadas pela incrível criatividade do povo norte-americano, acho que Cambria é um nome geográfico muito legal, com um significado interessante, e com uma possibilidade real de uso no Brasil como nome feminino.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário