sexta-feira, 10 de março de 2017

Calixto

.

Calixto é o nome de 1.349 pessoas no Brasil, com destaque para o estado de Goiás, e maior número de nascimentos na década de 50. Também temos a variante Calisto, que tem 1.772 pessoas ao todo, conforme banco de dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010).

Calixo é um nome masculino usado em espanhol e português, sendo a forma nessas línguas de Calixtus. A variante Calisto também está graficamente correta, e temos também as formas Kallistos (grego antigo), Calixte (francês), Callisto (italiano), Calixtus, Callistus, Callixtus (latim romano).

Calixto é uma grafia alternativa de Calixto, talvez influenciado pela palavra latina “cálix”, que significa “copo de vinho”, ou mais simplesmente, “cálice”. Na verdade, o nome Calisto deriva do grego Kallistos, que significa “mais bonito”. Este foi o nome de três papas, incluindo o Papa Calisto I, do século 3, que é considerado santo.

Em grego, o nome Calisto também era usado no feminino. Calisto era uma ninfa que deu origem à constelação da Ursa Maior.

Algumas referências:

Callisto, patriarca católico italiano;
Callisto Caravario, religioso e santo italiano;
Callisto Cosulich, crítico cinematográfico italiano;
Callisto Piazza, pintor italiano;
Calisto Bassi, libretista italiano;
Calisto Calisti, ator italiano;
Calisto Tanzi, empreendedor italiano;
Calixto García y Iñiguez, general nacionalista cubano;

Orlando Calisto de Souza, conhecido somente como Calisto, é um jogador de futebol brasileiro;



.

2 comentários:

  1. O estado de Goiás foi formado pelo trânsito de São Paulo para Minas Gerais. o sobrenome Calixto terá sido plantado e difundido a partir de São Paulo?

    ResponderExcluir