quinta-feira, 16 de março de 2017

Bertha

.

O nome Bertha tem 449 pessoas no Rio Grande do Sul, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque de registros antes de 1930. Já a variante escrita Berta tem 2.144 pessoas, também com destaque para o Rio Grande do Sul, só que desta vez, com registros equilibrados nas décadas de 30, 40 e 50. Em outras línguas temos Berthe, Bertille (francês).

Berta ou Bertha é derivado da palavra germânica Beraht, que significa “brilhante, popular, distinta”, ou então, pode significar “a iluminada”. Ele foi levado pela mãe de Carlos Magno. Era originalmente uma abreviação de nomes que possuíam esse elemento, como AlBerta ou RoBerta. Quanto ao significado, é semelhante à Phaedra, Niamh, Zahra e Clare.

Esse nome pode ser uma das variações escritas do nome da deusa Berchta (ou Berahta) uma deusa dos animais e da tecelagem em lendas germânicas. A forma Bertha foi trazida para a Inglaterra pelos normandos, seu uso foi esgotado após a Idade Média, para retornar mais tarde no século XIX.

Nos Estados Unidos, Bertha foi extremamente popular dos anos 1880 até os anos 1920, porém, a última vez que ele apareceu no ranking foi em 1985, na 955ª posição. Ele também é um nome com popularidade na Suíça e no Canadá.

Referências:

Berta d'Arles, condessa de Borgonha e Condessa de Rouergue;
Berta da Borgonha, rainha da França;
Bertha de Hereford, herdeira britânica;
Bertha, filha de Lotário II, condessa de Arles e Marquesa de Toscana;
Berta da Holanda, Rainha da França;
Berta de Rouergue, condessa de Rouergue e Gevaudan;
Bertha de Sabóia, rainha da Alemanha e Imperatriz romana santificada;
Bertha de Sabóia,  princesa e rainha de Aragão e Pamplona;
Berta de Sulzbach, imperatriz bizantina;
Bertha da Suábia, Rainha da Borgonha e Itália;
Berta Betanzos, marinheira espanhola.

Bertha, Behind the Name.

Berta, Wikipédia Italiana. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário