segunda-feira, 6 de março de 2017

Balduíno

men's locks. men's hair.  rasta:
.


Balduino é um nome masculino de uso em espanhol. É a forma espanhola de Baldwin, um nome germânico antigo formado pelos elementos “bald” (ousado, corajoso) e “win” (amigo), que significa portanto, “amigo ousado” ou “amigo corajoso”. Balduíno, com acento, é a forma portuguesa do nome.

Em outras línguas temos: Baldovin, Baldwin (germânico antigo), Boudewijn (holandês), Baldwin (inglês), Baudouin (francês), Baldovino, Baldo (Italiano), Balduíno (Português), Maldwyn (galês).

É um nome antigo e considerado pesado e ultrapassado, sem constar em nenhuma lista de registros atuais. Não gosto especificamente dessa versão por que lembra “babuíno”, o que não acho uma boa associação.

Entretanto, Balduino foi um nome comumente registrado no Rio Grande do Sul nas décadas de 40 e 50, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). No banco de dados, constam 1.423 pessoas chamadas Balduino, sendo que 510 deles está no território gaúcho, somados à 144 no território de Santa Catarina. O que nos permite dizer que é um nome mais facilmente encontrado no sul do país.

Como referência podemos citar Balduíno José Coelho, um político brasileiro que foi presidente da província do Piauí em 1855. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário