sábado, 4 de março de 2017

Baldomero

Eye candy for us women.:
.

Eu confesso que não esperava, mas há 73 pessoas chamadas Baldomero no Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Como são poucos registros, não há gráficos sobre as décadas de registro, mas eu apostaria que o nome Baldomero foi registrado há muito tempo atrás. Agora, ele é tão impensável que eu mesma só descobri ele fuçando nas listas com “B” do Behind The Name.

Ele é usado em espanhol, e deriva dos elementos germânicos “bald” (ousado, corajoso) e “meri” (famoso). Então, o significado chega a ser presunçoso: ousado e famoso, qualidades muito apreciadas em cavaleiros da Idade Média. Ou ainda, pode ser entendido como “famoso por sua ousadia” ou “famoso por sua audácia”. No germânico antigo, a forma de escrita era Baldomar.

Me parece muito claro que Baldomero é a origem de Valdomiro, nome português, ao qual se atribui a origem à Valdemar. Porém, não posso comprovar isso sem pesquisas mais aprofundadas. Aposto nisso por conta da pronúncia espanhola do B ser transmutada em “V” por vezes, como no caso de Bibiana X Viviana.

Referências:

Baldomero Bonet y Bonet, químico espanhol.
Baldomero Espartero, militar e político espanhol.
Baldomero Fernández Ladreda, sindicalista, político e guerrilheiro espanhol.
Baldomero Fernández Moreno, poeta argentino.
Baldomero Lillo, escritor chileno.
Baldomero Sanín Cano, escritor colombiano.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário