sábado, 11 de fevereiro de 2017

Romilda

.

O nome Romilda é de origem germânica e significa “famosa batalha”, com a combinação dos elementos germânicos “hrom” (fama) e “hild” (batalha). Tem como variantes Romilde, e os apelidos Milda e Milde – embora Milda tenha origens independentes.

Em sentido geral, Romilda pode ter seu significado interpretado como “lutadora valente” ou mesmo “heroína”, uma vez que é “famosa em batalha”. O primeiro elemento é encontrado em outros nomes germânicos como Romualdo e Romaric, e o segundo elemento é comum a diversos nomes da mesma origem como Matilda, Brunilda, Batilde, Gunilde, Clotilde e Reinilde.

No Brasil, Romilda é o nome de 29.227 pessoas, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maioria está no Rio Grande do Sul, e o pico de registros se deu na década de 1960. A preferência dos gaúchos por nomes germânicos se explica pela forte influência da imigração italiana. Hoje em dia, ele não consta nas listas recentes e ouso dizer que passa longe das listas dos pais e mães atuais.

Romilda Vane é o nome de uma personagem de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, escrito por J.K Rowling, que tenta fazer uma poção do amor para enfeitiçar Harry que acidentalmente acaba sendo consumida por Rony.

Referências:

Romilda , duquesa de Friuli e mãe de Grimoald , rei dos Lombardos
Romilda Pantaleoni , soprano italiana

Romilda Villani (1914-1991) era a mãe de Sophia Loren.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário