terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nasce Ana Lua, primeira bisneta de Lula

Lurian com a neta, Analua e o filho, João


Aos 71 anos, o ex-presidente Lula virou bisavô. Nasceu nesta segunda-feira (20), no Rio de Janeiro, Ana Lua, filha de Felipe e de Maria Beatriz, neta do petista. Ana Lua é a primeira neta de Lurian, filha mais velha de Lula.

Lurian não é filha de Marisa Letícia, que morreu no início do mês de fevereiro em São Paulo, após sofrer um AVC. Lurian já é um nome bem diferente e já foi trabalhado pelo blog aqui.

A grafia do nome varia de notícia para notícia: alguns blogs e sites colocaram Ana Lua enquanto outros Analua. Não sabemos qual é a real grafia do nome, mas adianto que prefiro a segunda.

O nome Lua já foi trabalhado pela Yasmim Paiva nesse post aqui, e por mim mesma, nesse outro post aqui. Ana tem vários posts sobre nomes compostos e sobre outras grafias, é só pesquisar na aba ao lado.

De qualquer modo, Ana é um nome clássico tradicional e muito usado para dar uma equilibrada em nomes hippies como Lua. A mistura de um clássico com um literal dá um toque de charme ao nome. Ana é a forma portuguesa do hebraico “Channah” que significa “cheia de graça”.

Lua (chamada de Luna em latim) era uma deusa romana representada dirigindo uma biga (carro de guerra) puxada por bois ou cavalos. Não é possível dizer que ela seria uma deusa única, já que Diana e Juno são associadas à Lua. A deusa também era conhecida como “Luna mater” (mãe Lua), e Luna Saturni (Lua de Saturno), e seu nome foi pensado a partir do latim “Luo”, ou seja “libertar”.

Analua, nessa grafia, teve 5 registros na lista da Arpen/SP do ano de 2015, o que significa que é uma composição rara, pelo menos no que tange o estado de São Paulo, somados à 1 registro de Annalua. Ana Lua, na grafia separada, teve 9 registros nessa mesma lista, somados à 4 registros de Anna Lua. Considerando apenas a fonética, tivemos então 17 meninas com esse nome em São Paulo.

Na ferramenta do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não temos como verificar os resultados de Ana Lua pois ele não trabalha com nomes compostos. De qualquer modo, Ana é o terceiro nome mais usado no país ao longo do período da pesquisa, com 3.089.858 pessoas assim chamadas, então não é difícil supor que há algumas Ana Lua perdidas no meio dessa multidão. Já Analua é o nome de apenas 57 pessoas.

Lua, sozinho, é o nome de 2.542 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul. É um nome de uso moderno, tendo começado a ser registrado nos anos 70 timidamente, e atingindo sua maior parcela nos anos 2000.

Obviamente, qualquer um encontrará uma infinidade de gatinhas e cachorrinhas com esse nome, o que não diminui em nada sua validade, afinal, se a gente ama o bichinho, escolhemos um nome que gostamos, não é óbvio? Então, não se encanem com isso. Se os gatos pudessem falar, talvez diriam que acham Ana Lua super usável em “bípedes humanos”.

Então, concluímos que o nome da primeira bisneta do ex-presidente Lula é muito fofo e interessante. Temos observado a tendência do uso de nome literais por famosos, como Maria Flor (Débora Secco), Linda Flor (Roberta Rodrigues), Sol de Maria (neta da Preta Gil), então, provavelmente os adeptos só vão crescer.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário