domingo, 26 de fevereiro de 2017

Meridiana



Não é necessariamente um nome próprio, mas não só pode ser, como muitas pessoas já o suportam. Meridiana ou Meridiane é um nome até razoavelmente comum no sul. Talvez tenha sido a semelhança com Veridiana e Veridiane, mas o nome Meridiana/e é encontrado com facilidade no Rio Grande do Sul, por exemplo.

Esse dado eu já tinha em mente por conhecer uma penca de Meridiana’s e Meridiane’s no sul do Brasil, mas o IBGE confirmou: há 365 pessoas chamada Meridiana no Brasil, e a maioria delas (90, para ser mais exata, seguindo-se de 31 em Santa Catarina e 30 no Paraná) nasceu no Rio Grande do Sul, com destaque absoluto para a década de 80. 

Meridiane é o nome de 316 pessoas, com destaque também para o território gaúcho, seguido novamente pelos catarinenses e paranaenses. Nesse caso, podemos dizer que Meridiana e Meridiane é um nome típico do sul do Brasil. Temos ainda constando no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), 32 pessoas chamadas Meridian, que é exatamente a mesma palavra, porém, em inglês e alemão, e 23 homens chamados Meridiano (nesse caso, já acho um pouco forçado).

Os meridianos na verdade são linhas imaginárias que dividem a terra em Oriente e Ocidente, ou em Norte e Sul. Na Wikipédia, temos a definição que “Meridiano é qualquer semicírculo máximo que contenha os dois polos de um planeta. Os meridianos dividem a Terra como se ela fosse uma laranja com gomos (...)”. O meridiano mais conhecido e mais importante é o Meridiano de Greenwich, que divide a terra em duas partes, a oriental e a ocidental. O Brasil, no caso, fica no Ocidente.

Meridiana também é o nome dado em português ao chamado relógio de sol, que é é um instrumento que mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns, é o "relógios de sol de jardim", que são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas as linhas que indicam as horas, e com um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.

É um significado interessante para um nome longo e diferenciado. O meridiano sendo algo que estabelece uma linha divisória, uma Meridiana ou Meridiane poderia entender que seu significado é estabelecer uma linha divisória, entre o antes e o depois, para as pessoas que a recebem ou a conhecem. Eu gosto dessa ideia, apesar de ser figurada.  

Em outras línguas temos: Mierydyjan (bielo-russo), Meridià (catalão), Miridiana (corso), Meridiaan (estoniano, dinamarquês), Méridien (francês), Meridiani (georgiano, latim), Meridián (húngaro), Meridians (letão), Meridjan (maltês), Śikhara (marata), Afaraa (maori), Méridian (sudanês), Meridyen (turco). Vale ressaltar que nenhum desses é usado como nome próprio, e sim como a palavra para “meridiano”.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário