terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Lila




Lila é um nome do sexo feminino que significa “jogo, diversão” em sânscrito. Segundo o Behind The Name, Leela é uma variação. O mesmo site também diz que Lila pode ser uma variante de Leila, que em árabe significa “noite”. Em ambos os casos, o significado é bom e promissor, mas confesso que prefiro o segundo: a noite é mesmo encantadora.

Temos a seguinte definição do conceito hindu de Lila na Wikipédia:

“(...) um conceito originado na tradição do Hinduísmo que pode significar literalmente "passado", "esporte" ou "jogo". É um termo comum as tradições dualistas e não dualistas da filosofia Hindu. Dentro do não-dualismo, Lila é uma maneira de descrever o cosmos como uma forma de jogo criativo do absoluto divino. Na escola dualística do Vaishnavism, Lila se refere as atividades do Deus e de seus seguidores, como diferentes daquelas comuns, o karma”.

Nos Estados Unidos, este nome esteve no 199º lugar no ranking de 2015, enquanto na Inglaterra ficou na 252ª posição em 2014 e na França, no mesmo ano, em 104º lugar.

No Brasil, há 2.452 pessoas chamadas Lila, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o estado do Rio Grande do Sul, onde estão 318 delas. O nome Lila teve dois picos de registros: um na década de 60 e outro na década de 80. Nos anos 2000, foram pouquíssimas meninas chamadas Lila registradas.

Na Arpen/SP foram registradas 5 meninas chamadas Lila em 2015, lembrando que essa lista abrange somente o estado de São Paulo. Lila é um nome que obedece à várias tendências, principalmente no que tange o uso de nomes curtinhos, simples e modernos para batizar meninas hoje em dia. Além disso, é feminino e simpático em todos os sentidos. Fica bem também com uma boa quantidade de nomes em compostos, como primeiro ou segundo elemento.

Referências:

Ana Lila Downs Sánchez, mais conhecida como Lila Downs, é uma cantora, intérprete, compositora, produtora musical e atriz mexicana do gênero world music.
Lila Ripoll, foi uma poetisa, pianista e militante comunista brasileira.
Lila Azam Zanganeh (Paris, 1976) é uma escritora franco-iraniana.

Lila Kedrova, foi uma atriz russa, naturalizada francesa.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário