sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Jesuela

.


Jesuela Moro é uma atriz mirim que ficou conhecida no Brasil após interpretar a personagem Julia, na novela A Vida da Gente, exibida na Rede Globo em 2011.

Durante uma entrevista ao Video Show, Jesuela explicou que seu nome é uma espécie de forma feminina de Jesus, uma “homenagem” à Jesus. Obviamente, é um nome inventado, e não tem origem ou significado. Eu não sou fã de nomes inventados, então, para quem gosta de Jesuela eu sugiro Gisela, que é bem parecido, só que legítimo.

Um nome que é registrado, assim passa a "existir" no rol dos nomes próprios, mas isso não quer dizer que ele passa a ser legítimo. Um nome legítimo tem origem, significado e história. Simplesmente colocar um sufixo diminutivo feminino no nome Jesus não o torna um nome respeitável. 

Mas é mais do que isso: A sua mãe se chama Jesuele Moro. Ou seja, a menina recebeu o mesmo nome da sua mãe, exceto pela letra final. Apenas trocaram o “e” pelo “a”. Não sou muito chegada também em usar nome dos pais/mães nos filhos, mas é uma prática comum, especialmente em relação à meninos e seus pais ou avôs. Jesuela é paranaense e tem dois irmãos: Otávio e Eike.

Jesuele, segundo o IBGE, tem 38 representantes no Brasil inteiro (Nomes no Brasil, Censo 2010), e não há gráficos disponíveis. Jesuela, por sua vez, não tem nenhum registro computado no IBGE de 1930 a 2010.


As referências do nome se resumem à pequena atriz mirim, que tem um nome único. Agora, a partir da sua aparição na televisão, pode ter inspirado algum pai ou mãe a registrar esse nome, mas não há nada constando nas listas recentes da Arpen/SP. 




.

4 comentários:

  1. Isso é a sua opinião! Pois, todo nome foi inventado um dia. A partir do momento que se registra o primeiro, passa a ser legítimo, tendo origem sim. Pois quem registrou, sabe o porquê de sua escolha.

    ResponderExcluir
  2. O IBGE diz que não tem nenhum nome computado ? Minha irmã se chama Jesuela tem uns 67 anos

    ResponderExcluir
  3. Minha filha se chama jesuela

    ResponderExcluir