terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Irani

.

Irani é um nome de origem tupi guarani que aparentemente, é unissex. Pode ser pronunciado como Iraní (geralmente assim é masculino) ou Irâni (assim, como feminino). Pelas diversas fontes consultadas é mais provável que Irani signifique "rio de mel"

Irani é o nome de 39.543 pessoas no Brasil, segundo a ferramenta "Nomes no Brasil" (IBGE) baseada no Censo 2010, sendo que a década de maior registro foi os anos 60. O estado onde encontrar Irani é mais fácil é em Goiás. Em termos gerais, ele é o 642o nome mais registrado no país (de 1930 a 2010). 

Desses mais de 39 mil registros de Irani, 3.892 são homens. Ou seja, se considerarmos os registros, há muitos homens chamados Irani, mas a esmagadora maioria é mulher. Se levarmos em conta também o significado, ele combina um pouco mais com as qualidades que se esperam de meninas - embora eu ache isso bobagem. 

Também temos a grafia Irany, que é o nome de 1.972 pessoas, das quais 246 são homens, e do mesmo modo, há a grafia Yrani, que é o nome de 63 pessoas, todas mulheres.

Na lista da Arpen/SP de 2015 - abrangendo somente o estado de SP - tivemos 1 registro de Irani. Como a lista não separa meninos e meninas, não sabemos do que se trata. 

Irani também foi usado como topônimo, assim como muitos nomes indígenas: Irani é o nome de um município brasileiro em Santa Catarina. Nessa cidade há também um rio com o mesmo nome - que corrobora com o significado. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário