sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Ettore



Ettore é um nome próprio de uso em italiano masculino. Tem também as grafias alteradas Ettorino, Ettoruccio, e as formas femininas Ettora e Ettorina. Em outras línguas temos: Hèctor (catalão), Hector (francês), Hèktor (grego antigo), Hektor, Jacktor (polonês), Heitor (português), Héctor (espanhol).

Ettore, assim como suas variações, deriva do nome grego Ἕκτωρ (Hèktōr), latinizado como Hector, baseando-se no termo que significa “quem resiste, resistente”. No Behind the Name, temos “retendo”, “segurando”. Não é um significado muito empolgante. É um nome de matriz clássica, na Ilíada, ele é o filho mais velho de Príamo, Rei de Tróia, que é morto em batalha por Aquiles. Deu-se o nome 624 Hektor ao maior entre os asteroides troianos de Júpiter.

O nome Ettore espalhou-se amplamente no norte da Itália, e teve um aumento maior em 800 d.C quando Massimo D’Azeglio deu prestigio à figura histórica de Ettore Fieramosca, que se tornou protagonista de seu romance literário. Na Inglaterra, a forma Hector entrou em uso ocasional da Idade Média em diante, sendo especialmente comum na Escócia, onde foi usado como uma forma anglicizada de Eachann.

O dia de festa de Ettore na Itália é comemorado em 20 de Junho, em memória de São Heitor, provavelmente um mártir na Grécia no tempo de Diocleciano.

Quanto à popularidade, na Itália ele aparece no ranking desde 1999, e agora, no último ranking divulgado, em 2014, encontrava-se no 64º lugar. Já no Brasil, é o nome de 561 pessoas – a maioria deles nascidos na década de 90 e 2000, com maior frequência em São Paulo. Nos demais estados, verifica-se maior incidência no sudeste e sul do país, talvez onde a influência da imigração italiana é maior.

Referências:

Ettore Andenna, apresentador de televisão, jornalista e político italiano;
Ettore Bastianini, barítono italiano;
Ettore Bugatti, empresário italiano;
Ettore Fieramosca, líder;
Ettore Majorana, físico italiano;
Ettore Marchiafava, médico e político italiano;
Ettore Messina, treinador de basquete italiano;
Ettore Petrolini, ator, dramaturgo, escritor e roteirista italiano;
Ettore Roesler Franz, pintor italiano;
Ettore Samigli, verdadeiro nome de Italo Svevo, escritor e dramaturgo italiano.
Ettore Scola, diretor e roteirista italiano;

Ettore Sottsass, arquiteto e designer italiano.





.

2 comentários:

  1. Adoro! E já pensei em usar! Já vi acentuado no Brasil - Éttore - e acho que fica bom. Não gosto dessa adaptação em todos os nomes, mas para Ettore acho que cabe.

    ResponderExcluir
  2. Ettore no Brasil um simples registrador

    ResponderExcluir