quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Denise

.


Denise é a forma francesa, inglesa e holandesa feminina de Denis. Denis é a forma francesa medieval de Dionísio, que é um nome pessoal grego derivado do deus grego, o deus do vinho, da folia, da fertilidade e da dança, possivelmente da combinação do grego “Dios” (Zeus) mais Nysa, o nome da região onde o jovem Dionísio teria nascido.

As variantes possíveis são Denice e Deniece (inglês), Denisa (checo), Dionysia (latim romano), Dionisia, Dye (inglês medieval). Denise está presente nos seguintes rankings pelo mundo (dados do Behind The Name):

Estados Unidos – 2015  #991
Canadá – 1981  #90
Áustria – 2004   #56
Itália – 2014        #104
Holanda – 2012 #335
Suécia – 1998    #93
Suíça – 1991       #89

No Brasil, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), há 169.315 pessoas chamadas Denise. A maioria nasceu na década de 80, e o estado de maior frequência é o Rio Grande do Sul. Já a grafia Denize tem 15.472 pessoas, e o estado de maior ocorrência é o Pará. Nas listas recentes, Denise se comporta igual a todos os nomes datados: não está desaparecido, mas acumula poucos registros.

Na lista da Arpen/SP de 2015, Denise tem 32 registros, enquanto Denize tem 3. Outras grafias existem, adaptadas com Y ou com letras duplas, mas são altamente desaconselháveis. Incluindo Denize com Z, que aparentemente, não está correto.

Como referências pelo mundo, podemos citar Denise Crosby, atriz norte-americana; Denise Darcel, atriz e cantora francesa naturalizada norte-americana; Denise Di Novi, produtora cinematográfica norte-americana; Denise Faro, cantora e atriz italiana; Denise Grey, atriz italiana naturalizada francesa; Denise Hinrichs, atleta alemã; Denise Milani, modelo checa; Denise Pardo, jornalista e escritora italiana; Denise Perrier, modelo francesa; Denise Richards, atriz e modelo norte-americana; Denise Robins, escritora britânica.

No Brasil, temos Denise Stoklos, dramaturga, encenadora e atriz brasileira; Denise Barros, escultora brasileira; Denise Cerqueira, cantora gospel; Denise Fraga, atriz e comediante brasileira. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário