quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Darejani

.



Darejani é um nome feminino em uso em georgiano. Darejani, escrito  დარეჯანი na Geórgia, deriva a partir da segunda parte de Nestan-Darejan, este criado pelo poeta georgiano Shota Rustaveli, para uma personagem em sua obra épica do século 12, “O cavaleiro na pele da pantera”. Rustaveli derivou o nome a partir da frase persa oriental (nist andar Jahan), que significa “diferente de qualquer outro no mundo” ou, por interpretação, “único”.

No poema, Nestan-Darejan é uma princesa amada por Tariel. Do nome Nestan-Darejan acabou derivando os nomes Darejan, Darejani, Nestan e Nestani, todos eles em uso na Geórgia. 

O poema de Shota Rustaveli é considerado uma obra prima da literatura medieval, repleto de ideais de respeito, educação, amizade e amor. Há teorias que a personagem Nestan-Darejan se inspirou numa das maiores mulheres da história, a Rainha Tamara, pela qual estava apaixonado. Diz-se que isso foi silenciado pela igreja georgiana, para que não se lançasse uma sombra sobre a reputação da rainha, que é proclamada como santa.

Tamara perdeu cedo sua mãe, e foi educada por uma tia, que tratou de dar-lhe uma educação primorosamente religiosa. Quando ela tinha por volta de vinte anos, seu pai, prevendo sua morte, decidiu-se por um ato incomum para a época: coroou-a rainha. Assim, Tamara se tornou a primeira governante mulher da Geórgia. 

Por razões politicas, Tamara casou-se com um filho de um príncipe russo, que não foi exatamente o que se pode chamar de um bom marido: ele bebia muito e até mesmo bateu na rainha. Tamara terminou seu casamento com ele e o enviou para fora da Geórgia. Quando ele tentou voltar e retomar o poder, Tamara derrotou seu exército.

Tamara teria tornado a educação obrigatória na Geórgia, e chamou para sua corte, poetas, filósofos, matemáticos, e dentro desse rol de sábios, apareceu Rustaveli, que por ter habilidades interessantes foi nomeado tesoureiro. Assim, conta-se que ele teria se apaixonado pela Rainha, mas se ela correspondeu ou não, é uma questão não respondida pela história. E assim, nasceu “O cavaleiro na pele da pantera”. O personagem principal, Nestan-Darejan, teria sido criado a partir da imagem de Tamara, e para esconder seus sentimentos e não levantar suspeitas, Rustaveli transferiu o local de ação do poema para a Índia e Arábia.

Talvez isso explique o uso da frase que significa “diferente de qualquer outra no mundo”, para compor o nome da personagem, pois talvez tenha sido assim que o poeta via a Rainha Tamara.

Com base em tudo isso, Darejani pode ser um nome que esconde uma grande história de amor por trás dele. Entretanto, a história de amor não tem um final feliz: Tamara decide se casar de novo, com um príncipe que foi seu amigo de infância. Sabendo que não havia esperança para ele, Rustaveli teria ido para a Palestina e se tornado monge, sendo o local e circunstâncias de sua morte, desconhecidas.

O poema “O Cavaleiro na pele da Pantera” no seu original não encontrei, mas sua história pode ser lida aqui.

Não encontrei Darejani ou qualquer outra das versões elaboradas a partir de Nestan-Darejan nos registros brasileiros do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Também não há qualquer indicativo do uso desse nome nas listas recentes brasileiras. É um nome completamente desconhecido por aqui, e possivelmente, só usado mesmo na Geórgia.

Uma referência é Darejan Dadiani, também conhecida como Daria, uma rainha da Cachétia, e depois da Cártlia-Cachétia, no leste da Geórgia, como terceira esposa do Rei Heraclius II. Seu casamento com o Rei durou quarenta e oito anos até a sua morte, e resultou em vinte e três filhos. Darejan teve influência na política e nos assuntos da corte.

Bem, gosto muito de nomes criados para a literatura. Acho que eles tem conexões intelectuais especiais, e embora nunca tenha lido ou visualizado o poema do qual o nome se origina, já acho ele interessante. De algum modo, Darejani me parece familiar, talvez por ter uma “vibe” de junção de nomes. Não posso dizer que me rendi aos encantos do nome, mas admito que achei muito interessante para nomear pessoinhas brasileiras nascidas nos dias atuais. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário