segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Cristóbal

.



Não é a minha variante preferida do nome, mas reconheço que tem seu charme: Cristóbal, a versão espanhola de Cristóvão (ou Christopher, em inglês), mas admito que tem seu charme. Nunca conquistou os brasileiros, uma vez que no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), ele tem apenas 88 representantes (dos quais 47 estão em São Paulo). 

Cristóbal é um nome espanhol proveniente do grego antigo Χριστόφορος (Khristóphoros), que significa literalmente “aquele que leva Cristo” ou “conduzindo a Cristo”. A variante portuguesa é Cristóvão, e esse nome foi muito usado no sentido cristão e religioso de carregar a Cristo no coração.

A devoção espanhola à São Cristóvão, lá chamado de “San Cristóbal”, padroeiro dos viajantes, deve ter impulsionado o uso do nome na Espanha e nos países de língua espanhola. Ocorre que esse santo é lendário e ninguém sabe exatamente se ele teria existido, de qualquer modo, a crença diz que ele teria carregado Jesus através de um rio. É assim também que pessoas hispânicas dizem o nome de Cristóvão Colombo: Cristóbal Cólon.

Outros idiomas: Hristofor, Hristo (búlgaro), Kristofor, Krsto (croata), Krystof (Checo), Kristoffer, Christoffer, Kris (dinamarquês), Christoffel (holandês), Christopher, Chip, Chris, Kit, Kris, Kristopher, Topher ( Inglês), Kristoffer, Risto (finlandês), Christophe (francês), Christoph (alemão), Christoforos (grego), Kristóf (húngaro), Christie, Christy (irlandês), Cristoforo (italiano), Cristóvão (Final grego), Christophorus ( Late Roman), Kristaps (letão), Kristupas (lituano), Hristofor, Hristo, Risto (macedônio), Kristoffer, Christoffer (norueguês), Krzysztof, Krzys, Krzysiek (polonês), Christie, Christy, Kester (escocês), Krištof ( Eslovaca), Krištof (esloveno), Cristóbal (espanhol), Kristoffer, Christoffer (sueco), Christos (Teologia)

Nos Estados Unidos, Cristóbal aparece pela última vez no ranking em 2007, na 917ª colocação. A primeira aparição dele na lista norte-americana foi na década de 70, e eu suponho que são pessoas nascidas nos EUA mas filhos de imigrantes de países hispânicos, como México. No Chile, ele ficou em 10º lugar em 2005 e 2006. Consultando o órgão responsável pela divulgação do Chile, a última lista que saiu foi em 2013, e Cristóbal continuava na 10º a posição.

Aqui confunde-se bastante as terminações espanholas. No caso, Estêvão vira Esteban, Sebastião vira Sebastian, mas Cristóvão não viram Cristovam, mas é o que muita gente pensa e por isso mesmo o nome do senador Cristovam Buarque é assim grafado.

Referências:

Cristóbal Fernández de Valtodano, bispo de Palencia (Espanha) entre 1561-1570.
Cristóbal Guzmán y Santoyo, bispo de Palencia (Espanha) entre 1633-1656.
Rio Cristóbal, um rio na província de Guadalajara (Espanha), na serra de Alto Rey.
Cristóbal, um cantor chileno.
Cristóbal, uma localidade no Panamá.

Cristóbal de la Sierra, município da província de Salamanca, na Espanha. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário