quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Bernarda



Segundo a ferramenta do IBGE, Nomes no Brasil (Censo 2010), há 3.609 pessoas com o nome Bernarda dentro do território brasileiro. A maioria das Bernarda’s nascidas por aqui são da década de 1940, e o estado de maior frequência é o Piauí, seguido quase de igual para igual com o Maranhão.

Como é óbvio, Bernarda é a forma feminina de Bernardo, ao lado de outras possíveis alterações como Bernardita (espanhol), Bernadine, Bernadette (inglês e francês), Bernadett (húngaro), Bernardetta, Bernardina, Dina (italiano). O nome é derivado dos elementos germânicos Bern (urso) e hard (forte). O significado pode ser interpretado como “forte como um urso”, “forte urso” ou ainda, “bravo urso”. Por semelhança, tem significado análogo à Úrsula.

Hoje em dia, Bernarda não acumula registros no Brasil. O que sempre acho estranho e no mínimo, curioso, já que as pessoas gostam tanto de Eduarda e Maria Eduarda, mas não conseguem ver beleza e graciosidade em outros nomes com a mesma terminação.

Como referência temos Bernarda Fink, uma meio-soprano argentina. Há também uma santa recente com esse nome: Maria Bernarda Bütler, nascida Verena Bütler, foi uma religiosa católica suíça que atuou na América Latina. Foi canonizada no dia 12 de outubro de 2008, pelo Papa Bento XVI, tornando-se a primeira mulher suíça a ser canonizada pela Igreja Católica.

A Casa de Bernarda Alba é a última peça teatral - a terceira da trilogia de dramas folclóricos - do escritor espanhol Federico García Lorca. Também integram a trilogia as peças Bodas de Sangue e Yerma.

'Bernarda Soledade' é uma personagem ambiciosa e valente que enfrenta a rudeza da vida sertaneja, dos caçadores de cavalos selvagens e cria seu próprio império, o 'reino' de Puxinanã, que nomeia o livro homônimo, de Raimundo Carrero, publicado pela primeira vez em 1975.

Bernarda também foi o nome de uma personagem da novela Rebelde (Bernarda Pires) interpretada por Lana Rodes, e chamada na série pelo apelido “Becky”.


Considero o nome Bernarda um nome forte e cheio de personalidade. É um nome ousado, já que a maioria das pessoas não está acostumada com ele, mas também não é desconhecido, uma vez que a variante masculina é muito popular. Gosto da ideia de termos pequenas Bernardas nascendo nos dias de hoje, pois é um nome forte, demarcado e exclusivo. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário