sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Azazel

inVista consultoria de estilo <3:
.
Azazel é um nome masculino bíblico, que deriva do hebraico antigo. O significado de Azazel não é muito legal: significa “bode expiatório”. Esse foi o nome do destinatário de uma cabra sacrificial no Antigo Testamento. A identidade de Azazel não é clara: ele pode ser de fato o nome do local onde a cabra é posta para ser sacrificada ou pode ser o nome de uma espécie de demônio do deserto.

O nome Azazel é mencionado na Bíblia em Levíticos, eis o trecho:

O Senhor falou com Moisés depois que morreram os dois filhos de Arão, por haverem se aproximado do Senhor.
O Senhor disse a Moisés: "Diga a seu irmão Arão que não entre a toda hora no Lugar Santíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, para que não morra; pois aparecerei na nuvem, acima da tampa.
"Arão deverá entrar no Lugar Santo com um novilho como oferta pelo pecado e com um carneiro como holocausto.
Ele vestirá a túnica sagrada de linho, com calções também de linho por baixo; porá o cinto de linho na cintura e também o turbante de linho. Essas vestes são sagradas; por isso ele se banhará com água antes de vesti-las.
Receberá da comunidade de Israel dois bodes como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto.
"Arão sacrificará o novilho como oferta pelo seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família.
Depois pegará os dois bodes e os apresentará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro.
E tirará sortes quanto aos dois bodes: uma para o Senhor e a outra para Azazel.
Arão trará o bode cuja sorte caiu para o Senhor e o sacrificará como oferta pelo pecado.
Mas o bode sobre o qual caiu a sorte para Azazel será apresentado vivo ao Senhor para se fazer propiciação e será enviado para Azazel no deserto.
Levítico 16:1-10

Na verdade, Azazel era o bode expiatório. Uma vez por ano, os sacerdotes ofereciam um bode que deveria ser morto, representando o pecado original. Depois, eles confessavam todos os pecados de Israel e amontoava-os na cabeça do segundo bode, que era enviado para fora das muralhas da cidade, efetivamente removendo os pecados da nação. Acho difícil que Azazel realmente signifique “bode expiatório”, acho mais fácil que esse represente o nome dado ao bode, ou coisa parecida.

É por isso que hoje em dia, quando a gente fala em escolher uma pessoa para levar a culpa por alguma coisa, usa-se a expressão bode expiatório.

Há uma lenda em torno de Azazel, que diz que ele era um anjo que caiu assim como Lúcifer, mas quis obter o perdão de Deus, e portanto a ele foi dada a carga de ter os pecados do homem. No livro apócrifo de Enoque, Azazel é um dos chefes dos anjos caídos, que "ensinou aos homens para fazer espadas e facas, e escudos e couraças, e dado a conhecer-lhes os metais da terra e a arte de trabalhar eles, e pulseiras, ornamentos, e o uso de antimônio, e o embelezamento das pálpebras, e todos os tipos de pedras preciosas, e todas as tinturas para colorir ". (Capítulo 8, versículo 1, tradução livre).

Esse anjo, segundo esse mesmo livro de Enoque, foi um dos anjos que trouxe o grupo dos Grigoris para acasalar com mulheres mortais, criando os Nephilim, sendo que foi por isso que Deus enviou o Dilúvio.

Azazel é um personagem em Supernatural, a série, onde ele é o principal demônio e trabalhou para abrir as portas do inferno para o mundo. É claro que é uma série fictícia com interpretação duvidosa, então eu não me importaria com isso. Azazel parece ser um nome comum entre os livros, filmes e séries que tratam de anjos caídos.

Lendas mitológicas hebraicas à parte – que são levadas bem a sério pelas pessoas hoje em dia, aliás – acho Azazel um nome interessante, mas que pela repetição do som de Z torna-se um pouco duro e áspero em questão de sonoridade. Azazel não tem ocorrências no Nomes no Brasil (Censo 2010, IBGE) nem nas listas da Arpen/SP: é um nome pouco usado no Brasil.


Penso eu que seria ruim de explicar para o religioso que iria realizar o batismo, caso os pais optassem por esse sacramento. 





.

17 comentários:

  1. Não posso concordar com os comentários que falam sobre os nefilins e de azável.
    Nefilins do hebraico, (GN 06:04) traduzido significa aquele que caiu ou ele caiu.
    Deus estava falando dos homens que caíram em perdição.
    Ou seja, os filhos de Deus (fieis) tiveram relações com as filhas dos homens (infieis)
    Os fiéis são chamados de filhos de deus.
    Os infiéis são chamados de filhos dos homens(carnal)
    Nunca, jamais o ser humano tem relação sexual com anjos, seja ele caido ou não.
    Dizer que anjos teve relação com mulheres, isso contradiz totalmente o caráter perfeito de Deus, misturar o carnal com o espiritual.
    Precisam praticar mais João 05:39.

    Quanto ao nome (az-azel) significa bode de partida ou seja aquele que parte para o deserto levando sozinho a culpa que é dele próprio pela a existência do pecado. Simbolicamente era colocado sobre az-zel a culpa pelo pecado de todo povo de Israel no dia da expiação. As-zel representa o próprio satanás. O mesmo acontecerá no dia do juízo final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo totalmente. Os anjos caídos, ou demônios, têm o poder de possuir ou incorporar nos humanos, assim nos rituais demoníacos ter relações sexuais incorporados em homens, com as mulheres, de certa forma são demônios tendo relações sexuais com humanos, indiretamente.

      Excluir
    2. Concordo com você. Os gigantes ja existiam antes dos filhos de Deus coabitarem com as filhas dos homens Gn 6:4. Em HB 1: 5
      Deus diz que: Pois a qual dos anjos disse jamais: tudo és o meu filho..."
      Anjo não casa , logo anjo não faz sexo, pois , pra Deus, o sexo é para o casamentos como o casamento
      é para o sexo.

      Excluir
    3. Toda religião é mitologia, não precisa criar um reboliço por causa de uma superstição

      Excluir
  2. Não fax sentido o seu raciocínio! Essa interpretação de Homens de Deus é errada.

    Gênesis 6: 2. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

    Se esses FILHOS DE DEUS eram homens comuns então as filhas dos HOMENS teriam filhos comuns. Mas como eram seres celestiais com mulheres terrenas os filhos dessa relação sexual geraram serem disformes na aparência e na personalidade.

    Busque conhecimento na Palavra de Deus e no livro apócrifo de Enoque. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo...
      Jesus disse que os anjos de Deus não tem sexo ( não casam e nem se dão em casamento) , portanto um ser espiritual não pode se reproduzir com humanos . Isso não é filme.

      Excluir
    2. Jesus não disse que eles não tinham sexo, Jesus disse que eles não se casavam nem davam e casamento.
      Leia direito

      Excluir
    3. Paz seja com, todos… creio eu que os anjos caídos partiram de onde tudo foi criado, assim como quem trabalha em grandes empresas ou corporações secretas… e eles viram muitas coisas sobre o ser humano inclusive a criação do ser humano… Anjos são assexuados diga-se os obedientes… estamos falando de demonios sem regras desobedientes que fazem tudo contrário ao Criador ou a seu propósito…e está tese de que filhos de Deus são homens pois no livro de Jó 1.6 e 21 narra duas vezes os filhos de Deus vieram apresenta-se diante de Deus e junto quem veio? O acusador...por acaso sabe me narrar algum episódio onde homens e satanás estiveram na presença de DEUS?
      E o resultado disso ainda foi algo abominávem a ponto de Deus recomeçar a humanidade.

      Excluir
    4. A propósito alguém sabe me explicar está passagem?
      Olhei e vi duas mulheres que tinham asas como as da cegonha. As mulheres voavam, levadas pelo vento. Elas chegaram, pegaram a cesta e saíram voando.
      Zacarias 5:9 NTLH

      Como e o que seria mulher com aza e de segonha pra variar...

      Excluir
  3. Nelson santana.nao vamos parecer os amigos de jo falando do que nao temis certeza o que esta escrito esta e para nos o que nao foi e para Deus. Temos que entender que a palavra filhos de Deus diferencia de servos de Deus e que so passamos a ser filhos atraves de jesus. A Biblia diz que se escrever se tudo que jesus fez o mundo inteiro nao caberia de livro. O livro de Enoque o escriba e um livro de revelacao divina porque ninguem pode falar das coisas do ceu se por Deus nao for revelado .Enoque nao e mito e um servo que foi levado por Deus fala em genesis . Depois azazyel e um anjo caido, o bode e uma representacao do negado de Deus ao pedido de perdao dele . porque o bode e imundo e nao pode ser sacrificio de perdao diante de Deus. Isso e bem representado nos filhos de arao. Que os mesmos pecarao no santuario de Deus sendo conhecedores da santidade e do jui,o de Deus como azszyel e nao se importarao com Deus a Biblia diz que melhir e nao conhecer que conhecendo desprezares o todo poderoso. Moral da historia Tudo que esta nis apocrifos e legiti.o que Deus nao e limitado aos homens que a Biblia nao resume as coisas de Deus que sao inumeras e infinitas e que existes ainda manuscritos que nao forao encontrado porque Deus nao quis ainda assim os revelar tem cousas que joao viu escreveu mas selou por orden de Deus. As palavras sao espirituais e se discerne espiritualmente as coisa que de Deus se ouve e que ver.nao podemos ser incredulos como os escribas e fariseus que leu tanto mas nao creu em jesus por nao se limitar as escrituras e hoje estao muitos da mesma forma se limitao as escrituras e despresam as outras palavras que tambem sao por nao esta ligada as escrituras jesus fazia coisas que tinha nas escrituras mas estava na vontade do pai.vamis orar ser espirituais nao timidos para entender as coisas de Deus .que Deus nos ajude paulo viu coisas que aos homens nao era licito revelar. Estude examine pessa a Deus entendimento sabedoria visao que ELE nos darar sou vosso irmao nao parar contenda de palavras mas para paz.amem. tenho muitas coisas ainda para vos fakar mas so em outras oportunidade que assim o nosso Deus e PAI quiser.988434013(81)

    ResponderExcluir
  4. Nelson.Temos que entender que existe a teofonia que os sentinelas eram guardioes da terra e eran tipos diferentes e que a ligacao deles com a terra eram mais familiar aos homens lembram do filhos de Deus em jo e satanas veio no meio irmaos as coisas de Deus e misterio nao devemos ignorar nem achar .as pela fe crer no que se diz. Os anjos se reformularam e tiveram relacionamentos com as mulheres sim ou vos nao lembram quando abraao recebeu as visitas eram homens ou anjos e por que nao dizer anjos em formas de homens mas diferentes dos homens naturais em tamanhos e aspectos por isso eram reverenciados quando apareciam ate em sodoma os habitantes virao a diferencia e quiseram praticar com eles sexo entao os seus aspectos naturais davam a entender possibilidades de ter sexos ou nao entende que jesus foi gerado de Espirito Santo .

    ResponderExcluir
  5. Deus nos revela o que bem quer e quando quer pois a sua soberania e invariavel o seu poder eterno o seu conhecimento profundo nem os anjos sabem tudo de Deus por exemplo lucifer nao sabia da onisciencia de Deus porque se soubesse nao teria pensado ou arquitetado sabendo que Deus estava ouvindo ou vendo ou lendo o pensamento adao tambem nao sabia se nao nao tinha se escondido de Deus quem pode se auzentar Dele.mas que Deus nos abencoe irmais amados.escrevo de um celular e as letras as vezes faltam mas vcs entendem e desculpem os erros gramaticos tambem nao olhem para o vidro mais para o que tem dentro.

    ResponderExcluir
  6. Devemos com sabedoria entrar em um discurso mss nao podemos transforma um discurso em confusao ou agressao ou falta de redpeiti ou humildade para satanas nso nos enlace mas juntos aprederemos os amigos de jo pensavam que estavam com a razao ate Deus se revelar na convetsa entao Deus revelou a verdade de tudo mas tenho certeza as nossas proprias consciencia nos acusa e nos defende mesmo wue alguem nao wueira acreditar mais o que importa neste mimento e a minha consciencia diante de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Azaz'el não significa "Bode Expiatório. No contexto onde dois animais, machos, sem defeitos, com no máximo um ano, são oferecido aos Propósito de Yahováh (Verbo "Sempre Existiu e não Nome como alguns inventam).
    Azaz'el tem o sentido de "Elevado por EL", uma "Oferta Elevada"!

    Holanda.

    ResponderExcluir
  8. Falta o "s" em "oferecido".
    Shalom et kulam

    ResponderExcluir