sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Azaléia & Azaléa


.
Azalea (inglês) ou Azaléia (português) é um nome feminino dado a partir da flor, que em última análise, tem seu nome derivado do grego de αζαλεος (azaleos), que significa "seco". Talvez esse nome tenha sido dado porque antes de florescer a Azaléia é apenas um arbusto com ramos secos.

Azaléia – a grafia mais utilizada no Brasil - é um arbusto de flores classificadas no gênero dos Rhododendron de origem chinesa e japonesa e que apresenta folhas verde-escuras e floração muito abundante. As flores das espécies mais comuns são de um rosa muito vivo e bonito. É um dos símbolos da cidade de São Paulo, assim declarado pelo prefeito Jânio Quadros. Além de São Paulo, também a flor símbolo do estado da Geórgia, Estados Unidos.

A Azaléia normalmente significa "alegria de amar" e perseverança. Contudo, cores diferentes têm significados diferentes. A Azaléia cor de rosa representa o amor à natureza; a Azaléia branca é uma indicação de romance e a Azaléia vermelha, quando oferecida a alguém, significa que você ama essa pessoa há muito tempo. Os arranjos florais compostos por Azaléias estão relacionados com elegância e felicidade.

A Azaléia está associada a uma lenda chinesa. Esta lenda conta a história de um imperador destemido que alcançava vitórias fantásticas em guerras. Apesar disso, ele não era feliz.  Isto porque ele não tinha o amor de uma mulher que só conseguia vislumbrar nos seus sonhos. Um certo dia, quando estava regressando de mais uma batalha, um vendedor lhe ofereceu uma bela planta com flores maravilhosas. Deslumbrado pela beleza das flores, o Imperador não demorou a plantá-las no seu jardim. Pouco tempo depois disso, o Imperador finalmente encontrou a mulher que via nos seus sonhos. Lembrando da indicação do vendedor, o imperador e a sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. E a cada dia eles ficavam mais apaixonados e viveram felizes para sempre.

Azalea teve uma entrada recente no ranking dos Estados Unidos: passou a figurar dentro do top 1000 apenas no ano de 2012, entretanto, estava na 900ª posição, e agora em 2015 já chegou na 581ª. Não é qualquer coisa subir tantas posições assim em 3 anos.

No Brasil, Azaléia não tem grandes repercussões, muito provavelmente por causa da marca de calçados que é famosa por aqui. Por algum motivo desconhecido, as mentes doentias acham ruim ter seu nome associado com uma “marca de calçado”, embora eu ainda não tenha descoberto o que um calcado tem de tão demoníaco. Azaléia é o nome de apenas 48 pessoas no Brasil inteiro, abrangendo todas as pessoas contabilizadas no Censo 2010 pelo IBGE (Nomes no Brasil), no período de 1930-2000.

As flores são usadas como nome femininos há muito tempo, muito provavelmente por que as pessoas desejam que as qualidades da flor, como beleza, delicadeza, etc. sejam incorporadas no nome de sua filha mulher, afinal, essas são qualidades femininas valorizadas. Azaléia é um desses nomes, mas é subutilizado e desvalorizado no contexto geral, sendo que hoje em dia é exótico e incomum. Uma pessoa chamada Azaléia no Brasil teria pouquíssimas chances de encontrar um homônimo.

Também é bem interessante a forma francesa, Azalée, pronunciado como Desirée ou Aimée. Achei essa tradução francesa bem simpática; Temos outras traduções interessantes: Azalee (alemão), Azlia (árabe), Azalija (bielorrusso), Azaliya (búlgaro), Jindallae (coreano), Azalka (eslovaco), Asalea (estoniano), Atsalea (finlandês), Asealas (galês), Azalai (hindi), Azeylia (iídiche), Azalia (polonês), Açelya (turco).


Amethyst Amelia Kelly, mais conhecida pelo nome artístico Iggy Azalea, é uma rapper, compositora e modelo australiana. É bem provável que o reconhecimento maior que Azalea tem ganhado no ranking dos EUA se deva à ela, afinal, é um ponto de apoio na mídia. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário