quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Avaline

.

Avaline é um nome feminino raro usado em inglês de modo bem pouco difuso. É uma das variações de Aveline, que vem dos desdobramentos do elemento germânico “avi”, que não possui significado conhecido, mas formou a palavra Ávila, que conhecemos como sobrenome. Ávila também deu nome a uma terra na Espanha, onde nasceu a famosa Santa Teresa D’Ávila. Avelina parece ser um diminutivo, e Avaline provavelmente é uma variação.

Entretanto, eu tenho minhas dúvidas. Afinal, Ava é uma forma inglesa de Eva, de modo que pode ter sido uma elaboração de Ava a partir de um sufixo feminino comum, -line, como em Caroline. Olhando por esse lado, Avaline pode ser um diminutivo de Ava, que significa “vida” (do hebraico Chavvah).

Uma terceira teoria é que Aveline significa literalmente “avelã” em francês, então Avaline pode ser uma variante deste.

Por outro lado, Avaline lembra muito a palavra “Avalon”, que a propósito também é usado como nome feminino em inglês, referindo-se a ilha paradisíaca para a qual o Rei Arthur foi levado depois de sua morte. O nome desta ilha é talvez relacionada com a palavra “afal” que significa "maçã", uma fruta que foi muitas vezes ligada com o paraíso (inclusive na Bíblia).

No Brasil, esse nome não consta em listas recentes nem na ferramenta Nomes no Brasil do IBGE. Então, se você está começando a gostar do nome, sugiro que vá fundo: sua filha pode ter um nome lindo, elegante, poético, feminino, doce, e que ninguém mais tem – ou quase – no Brasil inteirinho. Claro que a ferramenta do IBGE exclui nomes com menos de 20 registros, então é provável que haja alguma Avaline (ou não) perdida por aí, mas menos de 20 pessoas no Brasil inteiro é quase o mesmo que zero, afinal, as probabilidades de cruzar com uma homônima são mínimas.

Variantes: Aveline, Evelina

Diminutivo: Line, Lina.

OTHER LANGUAGES: Ava, Avelina, Aveza, Avila (antigo alemão), Evelien, Eveline (holandês), Evelin (Estoniano), Eveliina (Finlandês), Eveline, Évelyne (Francês), Ava, Evelin (alemão), Evelin (húngaro), Aileen, Eibhlín, Eileen (Irlandês), Evelina, Lina (Italiano), Ewelina (Polonês), Aileen (escocês), Evelina (Sueco).




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário