segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Alex

Spirit hood :: ADULTS :: Mens Full Hoods :: Grizzly Bear:
.

Alex é diminutivo de Alexandre, Alexandra ou qualquer outro nome começado em Alex. É usado tanto no feminino quanto no masculino, embora no Brasil seu uso seja esmagadoramente masculino, em outros países pode não ser assim.

Em relação ao significado, o nome Alexandre significa “defensor dos homens”, de modo que o segundo elemento (andros) significa homem. Logo, podemos concluir que Alex significa apenas “defensor”. É cognato à Alexei, por exemplo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, de 1986 a 2004 ele aparece no top 1000 feminino. Seu uso é maior em meninos, sendo que nesse caso, está muito bem posicionado (variando entre top 100 e 200) desde 1880, quando os dados começaram a ser disponibilizados.

Ele ainda está presente no ranking da Suíça, Suécia, Espanha, Eslovênia, Escócia, Romênia, Portugal, Polônia, Irlanda do Norte, Nova Zelândia, Itália, Holanda, Irlanda, Islândia, Hungria, Galícia, França, Finlândia, Inglaterra e País de Gales, República Checa, Chile, Catalunha, Canadá, Bélgica e Austrália. Uma boa parte do mundo, sem dúvida, sem contar os países que não tem ranking oficiais sobre nomes.

Segundo a plataforma Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Alex é o nome de 309.181 pessoas, com maior frequência de nascimentos no Amapá e pico de registros na década de 80 e 90. Isso faz de Alex o 50º nome mais popular no Brasil, em termos gerais.

Dos mais de 300 mil Alex, 2.355 são mulheres. Elas foram registradas em maior parte na década de 90, e esse é um dado bastante curioso, já que é difícil ouvir falar de uma mulher chamada Alex no Brasil.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário