quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Vanusa

.

Apesar de ser o nome de 39.228 pessoas no Brasil, Vanusa não parece ter significado conhecido. Pode ser uma elaboração de Vanessa, o que é mais provável. O Dicionário de Nomes Próprios diz que a etimologia e o significado de Vanusa é incerto, mas apresentam duas hipóteses: a primeira que significaria “esperança”, mas não apresenta fontes ou informações mais precisas, ou então, que significaria “Ciranda”, vindo da palavra em latim Vannus, um instrumento feito de pau que antigamente servia para limpar areia e cal (detalhe: no Google Translate “vannus” em latim traduz como “ventilador”).

Como elaboração de Vanessa, esse também seria um nome inventado então não conta. Pode ser também um diminutivo de Vânia, que nesse caso, é bem mais provável foneticamente: nesse caso, para chegar até aqui, há um longo caminho, pois Vânia vem de Vanya, que é um diminutivo russo de Ivan, que é uma das inúmeras variantes de João que significa “Deus é gracioso” ou “Javé é gracioso”.

A maioria das mulheres chamadas Vanusa no Brasil nasceram na década de 70, possivelmente após o sucesso da cantora Vanusa Santos Flores, conhecida simplesmente como Vanusa, que fez sucesso nessa época. 

Uma das mulheres chamadas Vanusa que nasceram nos anos 70 é a atriz Vanusa Spindler, gaúcha, cujo papel mais conhecido é como Eva, na novela Pérola Negra, da SBT.


A variante gráfica Vanuza também conta com 24.007 pessoas, também registradas na sua maioria na década de 70. O certo é que depois do vídeo da Vanusa cantando o hino nacional meio bêbada, ou dopada, o nome ficou meio caricato. Tanto que na lista da Arpen/SP de 2015 só tem 1 registro de Vanuza



.


3 comentários:

  1. A extraordinária cantora Vanusa não estava bêbada, no episódio do Hino Nacional. Essa afirmação é leviana e típica de uma imprensa superficial e desinformada. Na época, Vanusa, vivia a experiência de problemas neurológicos, resultantes do uso, durante anos, de medicamentos para dormir. O problema produziu na cantora esquecimentos cada vez mais frequentes, que a impediram de dar prosseguimento à carreira, a partir de um dado momento. Seu último cd, "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro, demorou meses para ser concluído, pois ela apresentava sérias dificuldades de memorização das letras.

    ResponderExcluir
  2. Não sou justiça.... No tempo da minha juventude,a cantora Vanusa,teve um jardim muito florido....com a sua voz....não concordo com os dizeres taxativos da imprensa .....Vanusa passou por momentos difíceis no seu caminho da vida.....brilhou.....e ficou enferma....descarto a bebida...pois fazia uso de medicamentos fortes.... O nosso corpo humano tem um tempo limitado, é uma máquina.
    A parte neurológica começou deteriorar.... Foi o que aconteceu, com ela e pode acontecer com qualquer um de nós..... Nós somos humanos e dependemos... Unicamente dá vontade de Deus. Somos perecíveis..... Mas foi uma mulher brilhante e guerreira

    ResponderExcluir