quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Rúbio

.


Rúbio é a forma masculina do nome próprio, Rúbia, esta sendo uma palavra literal em espanhol (rubia) que significa “loira” ou “dourada”, ou seja, a palavra usada para descrever uma mulher com os cabelos loiros. Assim, Rúbio significa “loiro” ou “dourado”.

Porém, em latim, temos a palavra “rubeus”, que significaria “vermelho”, e seria uma palavra usada para designar uma pessoa com “cabelo vermelho”, ou seja, “ruiva”. Assim, Rúbio pode significar tanto uma pessoa “loira” como uma pessoa “ruiva”.

No Brasil, há apenas 612 pessoas chamadas Rúbio, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o Distrito Federal e a maioria dos nascimentos em 1980.  Geograficamente falando, Rubio é uma cidade venezuelana, capital do município de Junín.

Outra referência é Rubio Mileo Guerra Junior, mais conhecido como Rubinho, um brasileiro ex-jogador de futebol e futsal, e atual treinador de futsal. Atualmente comanda UAE Football Federation, em Dubai.


Há também a grafia Rúbeo, usada por J.K Rowling para seu personagem Rúbeo Hagrid - no original Rubeus Hagrid, ou simplesmente Hagrid - é um dos primeiros personagens do mundo dos bruxos a surgir na série de Harry Potter. Perdendo apenas para Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e o próprio Harry. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário