sábado, 7 de janeiro de 2017

Perla

Perla Beltrán, modelo mexicana. 

O nome Perla é a forma espanhola e italiana de “Pérola”. Em espanhol temos o diminutivo Perlita, e em outras línguas é equivalente à Pearl, Pearle, Pearlie, Perlie (inglês), Perle (francês), Perele (iídiche). Na verdade, a palavra já tem a mesma grafia em latim, de onde as línguas ibéricas se originam.

Perla tem o mesmo significado dos nomes Gyöngyi e Margherita.

A pérola é um material orgânico duro, em geral de forma esférica, produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem seu organismo, como por exemplo, um grão de areia. É muito valorizada na confecção de joias, e as mais raras realmente são caríssimas. Sua coloração pode variar do creme, dourado, esverdeado, azulado até a cor negra. As que são encontradas com mais facilidade são as de cor creme.

Pelo seu uso em joias, delicadeza e elegância, a pérola foi associada à beleza feminina, e assim, passou a ser usada como nome próprio tentando evocar essas qualidades. É com certeza um nome afetuoso, que é imposto à meninas no intuito de chamarem beleza e preciosidade, como pérolas.

Quanto ao seu uso no mundo afora, nos Estados Unidos ele aparece na 643ª posição em 2015, sendo que esteve presente na lista desde 1979, mas nunca passou da posição 300. No Brasil, temos 4.605 pessoas chamadas Perla, e a maior incidência é em Roraima seguido do Amazonas e os demais estados do Norte, com frequência mais expressiva na década de 70 e 80.

Na lista da Arpen/SP de 2015, foi apenas um registro de Perla em todo o estado de São Paulo. Como referências podemos citar a modelo Perla Beltrán (foto), e a atriz americana Perla Haney-Jardine. Ainda, Perla é o nome artístico de uma cantora paraguaio-brasileira, cujo nome verdadeiro é Ermelinda Pedroso Rodríguez D’Almeida, além de Perla Francalanci, modelo italiana; Perla Liberatori, atriz e dubladora italiana; Perla Peragallo, atriz italiana. 


Various pearls.jpg
Pérolas de diversas cores e tamanhos.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário