segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Melânia

.


Melânia é a forma italiana, espanhola e polonesa de Melanie. O nome derivado da palavra grega μελαινα (Melaina) que significa "preto, escuro". Este foi o nome de uma santa romana que deu toda sua fortuna para a caridade no século 5 (chamada Santa Melania, a jovem), e sua avó também foi uma santa com o mesmo nome (chamada Santa Melania, a velha).

Segundo a Wikipédia italiana, esse era um apelido para mulheres orientais de pele escura, e semanticamente, está análogo à nomes como Mauro/a, Moreno/a, Bruno/a, Blake e Cole. Melânia também é citada na mitologia grega como sendo uma ninfa.

Outras línguas: Melanie (checo), Melanie (holandês), Melanie, Malinda, Mel, Melantha, Melany, Melina, Melinda, Mellony, Mindy (inglês), Mélanie (francês), Melanie (alemão), Melaine (Mitologia Grega), Melanie (Húngaro), Melanija (Letão), Melanija (Lituano), Melanija (Macedônico), Melanija (Sérvio), Melanie (eslovaco), Melanija (esloveno). A grafia com acento é exclusivamente portuguesa, e esse é um dos poucos nomes que acho dispensável a aceituação, já que é muito óbvio onde fica a sílaba tônica.

Quanto à sua popularidade pelo mundo, Melânia consta no ranking italiano, classificado em 166º lugar no ano de 2014, e no mesmo ano classificado em 100º lugar na Polônia. Internacionalmente, Melanie é bem mais conhecido e usado.

Melânia, segundo o Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), é o nome de 2.918 pessoas, o que o coloca como o 3.967º nome registrado no Brasil em termos gerais (sem separação por gênero ou década). O estado onde Melânia é mais frequente é Santa Catarina, e os registros aconteceram mais na década de 60.

Na lista da Arpen/SP de 2015 (abrange somente o estado de São Paulo), Melania (sem acento) tem 1 registro apenas;

Como referências podemos citar Melania Corradini, esquiadora alpina italiana; Melania De Nichilo Rizzoli, política e medica italiana; Melania Gabbiadini, jogadora de futebol italiana; Melania Grego, jogadora de polo aquático italiana; Melania Maccaferri, atriz italiana; Melania Gaia Mazzucco, escritora italiana; Melânia Gomes é uma conceituada atriz portuguesa.


Em termos de personagens, Melania Black é o nome da avó de Sirius e Régulo Black nos livros da série Harry Potter. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário